OsFree

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
OsFree
Versão do sistema operativo OS/2, L4
Captura de tela
minicmd e sort.exe no osFree 0.0.4.7
Produção Team osFree e Contribuidores
Modelo Software Livre
Versão estável 0.0.4.7 (CC'11 Edition) / 25 de agosto de 2011; há 6 anos
Núcleo Núcleo Híbrido - Compatível com OS/2
Licença Licença BSD e LGPL
Página oficial http://www.osfree.org
Estado de desenvolvimento
Alpha, Corrente

O Projeto OsFree é um sistema operacional de código aberto baseado em torno do L4 microkernel que se destina a ter binário compatível com aplicativos desenvolvidos para OS/2 versão 4. Depois de várias tentativas na primeira década do milênio, o projeto finalmente ganhou alguma força em 2008.

História[editar | editar código-fonte]

Origens[editar | editar código-fonte]

Usuários e fãs do sistema operacional OS/2 haviam discutido na rede a possibilidade de criar um trabalho similar e de código aberto ao OS/2 desde que a IBM anunciou que não ofereceria uma outra versão cliente do sistema operacional em 1996, o nome mais utilizado para ele foi OS/3, mas a IBM tinha realmente uma marca de mesmo nome [1] que foi descontinuada em 1996, o nome então foi alterado para OsFree.

OS/2 versão OEM code release[editar | editar código-fonte]

O objetivo do projeto é substituir todos subsistemas OS/2 de código fechado com equivalentes em software livre, pouco a pouco[2] consiste maily de ferramentas e utilitarios ao invés de um que ainda é encontrado no hobbes.nmsu.edu. A lista de funções na OS/2 API as que o sistema operacional pode executar o software desenvolvido para a plataforma, para que os programadores podem reproduzir a funcionalidade de cada chamada de API do mesmo modo que a equipe do Wine usa Windows API para reproduzir a funcionalidades das chamadas Windows API.

Arquitetura OsFree

Voyager & Reactos[editar | editar código-fonte]

Voyager no entanto acabou por ser vaporware no final uma pesquisa foi realizada em 2005, quanto à escolha do kernel foi ReactOS, iniciando as primeiras versões em 2005 [3] usando o kernel L4, mas naquela época ainda era uma substituição do módulo.

Adaptação do kernel L4[editar | editar código-fonte]

A escolha do kernel foi um erro, e mas o OS/2 para PowerPC baseado em uma variante do microkernel MACH que IBM e Digital Equipment Corporation tinham desenvolvido em conjunto [4], o trabalho havia começado em direção para o kernel L4 no início de 2007 [5] especificamente a variante L4 Linux, assumindo o controle no início de 2009 do projeto freePM [6], provavelmente será sempre uma pequena porção.

bit.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. USPTO Trademark 74157588
  2. OS/2 Voice Newsletter: osFree Sanpshot Released 2002-12-05
  3. OSNews: osFree Publishes First Screenshot 2005-11-24
  4. EDN: Richard A Quinnell: Microkernel and modular OSs 1995-04-13
  5. L4 mailing list: 16-bit code and L4 2007-06-20
  6. Sourceforge: freePM takeover announcement 2009-04-08 (Note: Originally referenced to freePM forums but that forum has been deleted)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.