Oskar Luts

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Oskar Luts
Oskar Luts
Nascimento 7 de janeiro de 1887
Palamuse
Morte 23 de março de 1953 (66 anos)
Tartu
Sepultamento Pauluse Cemetery
Cidadania Império Russo, Estónia, União Soviética
Filho(a)(s) Georg Luts
Irmão(ã)(s) Theodor Luts
Alma mater
Ocupação escritor, roteirista, humorista, farmacêutico
Prêmios
Obras destacadas Spring, Sügis

Oskar Luts (7 de janeiro de 1887 [E.A. 26 de dezembro de 1886] – 23 de março de 1953) foi um escritor estoniano conhecido por suas obras de ficção, poesia, peças de teatro e roteiros. Ele nasceu em Jõgeva, na Estônia, e passou a maior parte de sua vida em Tartu. Luts começou sua carreira literária em 1912 e, ao longo dos anos, publicou várias obras que se tornaram populares entre o público estoniano.

Em 1936 Luts começou a morar em sua casa na rua Riia em Tartu. Esta casa foi transformada em um museu em 1964.[1]

Retrato por Nikolai Triik[nota 1] (1928).

A obra mais conhecida de Luts é Kevade (Primavera), um romance que conta a história de um grupo de alunos de uma escola rural da Estônia no início do século XX. A obra foi adaptada para o cinema, televisão e teatro várias vezes, e é considerada um clássico da literatura estoniana.

Luts também escreveu obras que refletiam a realidade social e política da Estônia em sua época, incluindo Suvi (Verão) e Sügis (Outono), que completam a trilogia de Kevade. Ele também escreveu sobre a história da Estônia e a luta pela independência do país, como em Paunvere pojad ("Os Filhos de Paunvere").

Além de sua carreira literária, Luts também foi ator e diretor de teatro. Ele fundou um teatro em Tartu e dirigiu várias produções de suas próprias obras.

Oskar Luts é lembrado como um dos maiores escritores estonianos do século XX e sua obra continua a ser popular na Estônia nos dias atuais.

Notas

  1. Nikolai Triik foi um pintor, artista gráfico, gravurista e professor modernista estoniano. Seu trabalho exibe elementos de simbolismo e expressionismo.

Referências