Pêssanka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pêssanka ou Pysanka - ovos de Páscoa pintados - tradição ucraniana.

É um ovo colorido a mão, de origem eslava. Pêssanka ou Pysanka é derivado do verbo pysaty (escrever) e simboliza a vida, a saúde e a prosperidade.

Esta arte tradicional dos ucranianos, vem de alguns milhares de anos atrás, quando eles eram preparados para presentear as divindades no início da primavera. Com a chegada do Cristianismo ele passou a simbolizar a Páscoa e a Ressurreição de Cristo.

Durante o regime comunista as pêssankas foram proibidas no país, mas continuaram a ser produzidas longe das grandes cidades. No Brasil, assim como em outros países que há descendentes de ucranianos são produzidos na época da páscoa. Depois da independência da Ucrânia em 1991 elas voltaram a serem produzidas.

Dizem que , quando uma Pêssanka se quebra quer dizer que algo de ruim irá acontecer com a pessoa (dona da Pêsssanka) ou com seus familiares

Existem cidades no Brasil como Prudentópolis no Paraná que é uma cidade fundada por imigrantes ucranianos que fugiram da 2ºguerra mundial, sua cultura ucraniana é cultivada desde as crianças até os idosos, a dança os artesanatos , a culinária as Pêssankas...

o processo de produção de uma Pêssanka é o seguinte:

Materiais para cobrir o ovo: Pena de caneta nanking (metal), cera de abelha (que é uma espécie de parafina), 01 vela

Tintas: No mercado Brasileiro, pode ser usada anelina alimentícia (01 potinho para 1/2 copo de água quente) + 01 colher de vinagre para fixação.

1º Escolha um ovo bem branco, sem manchas, pelotinhas ou superfície rugosa. Quanto mais liso, melhor para desenhar.

2º Pense no desenho que quer fazer, mas antes, divida o ovo com lápis ao meio no sentido vertical. Divida novamente criando quatro "gomos". Importante que as partes sejam iguais. Por último, passe um terceiro traço a lapis também em linha reta no meio do ovo em sentido horizontal.

3º Como o ovo dividido com 03 linhas fica bem mais fácil estabelecer um desenho mas preciso. O próximo passo será cobrir com cera, todas as linhas e desenhos que você quer que fiquem branco. Para aplicar a cera, você deverá aquecer a pena na vela e pegar uma pequena porção de cera que derreterá ao contato quente se transformando em uma espécie de tinta preta. Mas ela não vai colorir o ovo. Ela só servirá para cobrir os desenhos evitando que as cores alí penetrem.

4º Depois de cobrir todas as partes brancas é hora de mergulhar o ovo na tinta amarela por alguns minutos até fixar bem a cor. Seque o ovo e repita o processo com a cera escondendo os desenhos que você deseja que fiquem amarelos. Repita este processo com outras cores.

5º A última tinta é sempre a preta, pois depois dela aplicada será difícil aplicar qualquer outra cor.

6º Aqueça por alguns segundos o ovo na chama da vela fazendo com que a cera derreta. Retire a cera com um pano ou papel descartável.

7º Todas as cores que você escondeu no processo começam então a ficar visíveis mostrando o desenho que você traçou.

8º Depois do ovo limpo, espere 24hs para passar o verniz vitral. Depois do verníz seco é possível fazer um furinho na base do ovo injetando ar com uma agulha e expelindo a gema e a clara para que o ovo fique limpo e não corra o risco de rachar.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Pêssanka: A Arte Ucraniana de Decorar Ovos no Brasil