Chtche ne vmerla Ukraini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ще не вмерла України
Português:  A Ucrânia ainda não morreu.
Partitura

Hino nacional da  Ucrânia
Letra Pavlo Chubynsky, 1862
Composição Mykhailo Verbytsky, 1863
Adotado 15 de janeiro de 1992 (música)
6 de março de 2003 (letra)
Letra do hino (Wikisource)
Wikisource-logo.svg Shche ne vmerla Ukraina

"A Ucrânia ainda não morreu" (em Ucraniano: Ще не вмерла України) é o hino nacional da Ucrânia. A música foi composta em 1863 por Mehailo Verbitski, compositor natural da Galícia e sacerdote da Igreja Católica Ucraniana [1], para acompanhar um poema patriótico escrito em 1862 por Pavló Tchubinsky, notável etnógrafo da região de Kiev. Este hino foi por muito tempo uma simples música patriótica popular cantada em todo o território ucraniano e a sua letra se parece às letras dos hinos nacionais da Polônia e Sérvia.

Em 1917, esta música tornou-se o hino nacional durante a curta duração da República Popular Ucraniana.

A música Shtché ne vmérla Ukraina foi considerada como sendo o hino nacional de facto e cantada na posse do primeiro Presidente Leonid Kravtchuk no dia 5 de dezembro de 1991.

O Artigo 20 da Constituição da Ucrânia (28 de junho de 1996) declara que o hino nacional ucraniano será baseado na música de M. Verbitski:

O Hino do Estado da Ucrânia - o hino nacional será baseado na música de M. Verbitski e a letra deverá ser confirmada por lei, aprovada por não menos de dois terços dos Parlamentares da Ucrânia.

Finalmente, no dia 6 de março de 2003 o Parlamento adota a letra oficial, que difere ligeiramente da letra original de Tchubinski. As diferenças aparecem nos textos abaixo em negrito e itálico.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Chtche ne vmerla Ukraini