The Song of the Western Men

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Song of the Western Men
Kan an Dus West
Português:  Canção dos Homens do Oeste
Robert Stephen Hawker, autor do hino.

Hino regional da Flag of Cornwall.svg Cornualha
Letra Robert Stephen Hawker, 1824
Composição Robert Stephen Hawker, 1824

The Song of the Western Men (córnico: Kan an Dus West; português: Canção dos Homens do Oeste) é uma canção inglesa escrita por Robert Stephen Hawker. É também conhecida por Trelawny.

Hawker escreveu a canção em 1824, baseando-se na rebilião córnica de 1688. Muitas pessoas erroneamente supuseram que a música é de origem popular remota, entre eles Sir Walter Scott, Lord Macaulay e Charles Dickens. Hawker, entretanto, baseou a canção em um provérbio popular usado em Cornwall:

And shall Trelawny die?
Here’s twenty thousand Cornish men
Will know the reason why![1]

Hawker, sendo eclesiástico, atribuiu a menção do provérbio ao bispo córnico Jonathan Trelawny, que foi preso na Torre de Londres em 1688, por ordem do rei Jaime II. No entanto, o mais provável é que o provérbio se refira a seu próprio avô, Sir John Trelawny, um líder lealista córnico que foi encarcerado pelo Parlamento inglês em 1628.[2][3]

De acordo com o historiador Robert Cornish Morton Nance, The Song of the Western Men foi possivelmente inspirada na canção Come, all ye jolly tinner boys (português: Venham, todos os alegres mineiros de estanho, em referência à principal indústria da Cornualha de então, a extração de estanho), escrita mais de dez anos antes, por volta de 1807, quando Napoleão Bonaparte fez ameaças de sanções que afetavam diretamente o comércio da Cornualha. Ye jolly Tinner boys contém o verso Why forty thousand Cornish boys shall knawa the reason why (português: Por que quarenta mil garotos córnicos saberão a razão porquê)[4]

A canção tornou-se um dos hinos não-oficiais da Cornualha, e é regularmente cantada por times córnicos de rugby e em outras ocasiões em que córnicos se reúnem. Ademais, às crianças das escolas primárias da Cornualha são ensinados o primeiro verso e o refrão, sendo comum que os cantem em dias como a Festa de São Piran e no Golowan.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Robert Stephen Hawker: Trelawny». Hawker Society, Angela Williams. Consultado em 27 de outubro de 2013 
  2. «Robert Stephen Hawker: Trelawny». Hawker Society, Angela Williams. Consultado em 27 de outubro de 2013 
  3. Piers Brendon, Hawker Of Morwenstow: Portrait of an Eccentric Victorian, Random House, 2011
  4. RootsWeb: CORNISH-L [CON] Trelawney