PGA Tour Latinoamérica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de PGA Tour América Latina)
PGA Tour Latinoamérica
Desporto Golfe
País da América Latina
Fundação 2012
Temporada inaugural PGA Tour Latinoamérica de 2012
Sítio eletrónico www.pgatour.com/la/pt.html

PGA Tour Latinoamérica (anteriormente Circuito das Américas), também PGA Tour América Latina, é uma série de torneios de golfe disputada na América Latina.

A temporada 2012 foi a temporada inaugural do PGA Tour Latinoamérica e se organizou uma série de onze torneios de setembro a dezembro. O colombiano Jesus Rivas foi quem deu a primeira tacada neste circuito.[1] O vencedor da Ordem do Mérito da temporada foi Ariel Cañete, e os cinco jogadores que se classificaram na Web.com Tour com base em suas posições na Ordem do Mérito foram: Cañete, Oscar Fraustro, Clodomiro Carranza, Matías O'Curry e Tommy Cocha.

A temporada 2013 foi a primeira temporada completa da série no PGA Tour, com um cronograma maior, de quatorze torneios a correr em dois andamentos distintos, com torneios disputados de março a maio e de outubro a dezembro. Sob o novo formato, o número de torneios foi aumentado. Em abril de 2013, a NEC Corporation tornou-se patrocinadora do PGA Tour Latinoamérica, e a série passou a se chamar NEC Series - PGA Tour Latinoamérica.[2] O vencedor da Ordem do Mérito da temporada foi Ryan Blaum, e os cinco jogadores que se classificaram na Web.com Tour com base em suas posições na Ordem do Mérito foram: Blaum, José de Jesús Rodríguez, Timothy O'Neal, Jorge Fernández-Valdés e Manuel Villegas.

A temporada 2014 continuou a ser disputada no formato de dois andamentos como na edição anterior, em 2013, mas foi estendida para um total de dezoito torneios para a temporada. Uma adição notável ao cronograma foi a Bridgestone America's Golf Cup, um novo torneio monetário não oficial no circuito; sua premiação atinge seiscentos mil dólares, a maior premiação de qualquer torneio do circuito. Antes, confirmou-se que Tiger Woods e Matt Kuchar disputariam o evento por equipes; no entanto, após as lesões de Woods em 2014, eles não competiram.[3] O vencedor da Ordem do Mérito da temporada foi Julián Etulain, e os cinco jogadores que se classificaram na Web.com Tour com base em suas posições na Ordem do Mérito foram: Etulain, Marcelo Rozo, Tyler McCumber, Brad Hopfinger e Jorge Fernández-Valdés.

A temporada 2015 teve um torneio a mais do que a temporada 2014, com um torneio retirado da programação, o TransAmerican Power Products CRV Open, e dois adicionados: o Aberto de Honduras e o PGA Tour Latinoamérica Tour Championship. Rodolfo Cazaubón liderou a Ordem do Mérito para obter o cartão da Web.com Tour. Também isentos são: Kent Bulle, Rafael Campos, Alexandre Rocha e Tommy Cocha.[4][5]

A temporada 2016 teve dezoito torneios oficiais, além da Copa Aruba, um torneio não oficial em que o PGA Tour Latinoamérica competiu contra o PGA Tour Canada. Os cinco jogadores que obtiveram os cartões da Web.com Tour foram: Nate Lashley, Augusto Núñez, Guillermo Pereira, Emilio Domínguez, e Samuel Del Val.

Série de Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 2013, o circuito organizou outros torneios da região em uma série de desenvolvimento. Os cinco finalistas de cada torneio se classificaram para a Dev Series Final, e os quinze finalistas na Final ganharam prestígio no PGA Tour Latinoamérica do ano seguinte. Os torneios da série Dev incluem o Abierto del Sur, Abierto Norpatagónico, Abierto del Litoral e Abierto de Venezuela.[6]

Copa Aruba[editar | editar código-fonte]

A Copa Aruba é um torneio por equipes realizado de 15 a 17 de dezembro de 2016 no Tierra del Sol Resort e no Country Club. Uma equipe do PGA Tour Latinoamérica disputa contra a equipe do PGA Tour Canada, com dez jogadores de cada equipe. O PGA Tour Latinoamérica venceu o torneio inaugural, 13 a 7.[7]

Vencedores da Ordem de Mérito[editar | editar código-fonte]

Ano Vencedor País Salários (US$)
2018 Harry Higgs  Estados Unidos 101,336
2017 José de Jesús Rodríguez  México 119,001
2016 Nate Lashley  Estados Unidos 140,897
2015 Rodolfo Cazaubón  México 129,203
2014 Julián Etulain  Argentina 92,394
2013 Ryan Blaum  Estados Unidos 99,135
2012 Ariel Cañete  Argentina 91,396

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Jesus Rivas of Colombia struck PGA Tour Latinoamérica's first tee-shot». PGA Tour. 5 de setembro de 2012 
  2. «NEC becomes umbrella sponsor of PGA Tour Latinoamerica». PGA Tor. 14 de abril de 2013 
  3. «Woods, Kuchar commit to America's Golf Cup». PGA Tour. 11 de agosto de 2014 
  4. «PGA Tour Latinoamérica announces 2015 tournament schedule». PGA Tour Latinoamérica. 20 de janeiro de 2015 
  5. «PGA Tour Latinoamérica – 2015 schedule». PGA Tour Latinoamérica. Consultado em 19 de agosto de 2015 
  6. «New events strengthen 2015 Dev. Series schedule». PGA Tour Latinoamérica. Consultado em 20 de outubro de 2015 
  7. Decker, Brian. «PGA Tour Latinoamérica Holds On To Win Aruba Cup». British Columbia Golf