Painel alveolar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os painéis alveolares são elementos de betão pré-esforçado (no Brasil, concreto protendido), utilizados na construção civil e derivados da dimensão da sua laje, apenas em obras de grande escala e que, graças à sua estrutura alveolar, permitem um considerável aligeiramento de peso por laje.[1][2]

Colocação em obra[editar | editar código-fonte]

Os painéis alveolares são dispostos lado a lado, deixando, entre si, juntas, cujo preenchimento em obra é feito com um betão de solidarização. Pode ser colocada uma camada superior contínua de betão armado, que garanta um melhor comportamento no caso de acções sismicas e menor risco de fendilhação da superficie inferior na zona das juntas. São estruturalmente comparáveis à uma laje com armadura resistente unidireccional, sendo contudo indispensavél que se assegure a necessária aderência entre o betão de solidarização, o betão complementar e os painéis. Possuem aplicação em todo o tipo de solução estrutural, betão armado, pré-fabricada, metálica etc., sendo fundamental garantir uma eficaz união com as estruturas para que se assegure o monolitismo.

Principais Vantagens[editar | editar código-fonte]

Os painéis apresentam como principais vantagens o baixo peso próprio, autoportantes, rápida montagem, economia de mão de obra de execução, bom isolamento térmico, qualidade controlada e ótimo acabamento da face inferior, que pode ser complementada com uma simples pintura.

Referências

  1. «Significado de Laje alveolar». Consultado em 14 de março de 2016 
  2. «Lajes Alveolares». Consultado em 14 de março de 2016