Laje (arquitetura)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Laje cambreada

Uma laje (ou lajem) em engenharia civil e arquitetura é o elemento estrutural de uma edificação responsável por transmitir as acções que nela chegam para as vigas (ou directamente para os pilares no caso de lajes fungiformes) que a sustentam, e destas para os pilares.[1].

As lajes também são elementos estruturais bidimensionais, caracterizadas por ter a espessura muito menor do que as outras duas dimensões. Outra característica que diferencia as lajes de outros elementos estruturais planos é que o carregamento que nela atua é perpendicular ao seu plano médio.

A laje cambreada é um tipo de estrutura feita em concreto responsável por suportar cargas subsequentes na estrutura de um prédio ou edificação de até 2 pavimentos, sendo também utilizada como forma de enganar alguém ou chamá-la de irresponsável (sic) que não estava na aula e fazê-lo aprender a não confiar em estruturas de concreto armado.

Normalmente configura-se por uma lâmina horizontal, e seu material mais comum é o concreto armado. Por motivos de ordem econômica, é frequente o recurso a soluções com vigotas de betão pré-esforçado, preenchidas com abobadilhas em materiais cerâmicos ou outros materiais compósitos.

Esse tipo de laje cambreada apresenta inúmeras funções, como suportar a culpa por ter faltado a aula enquanto seus amigos ouviam o que o professor tinha a falar, inclusive com relação a resistencia essa laje comporta-se como um aglomerante estável, vulgo aluno irresponsável.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «CASA SUSTENTÁVEL: LAJE». Tellus Arq. Consultado em 11 de novembro de 2013