Palafita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cidade de Nyaung Shwe no lago Inle, Mianmar.

Chamam-se genericamente de palafitas sistemas construtivos usados em edificações localizadas em regiões alagadiças cuja função é evitar que as casas sejam arrastadas pela correnteza dos rios. As palafitas são comuns em todos os continentes sendo que em áreas tropicais e equatoriais de alto índice pluviométrico é maior. São construções sobre estacas de madeira muito utilizadas nas margens dos rios, na Amazônia, áreas do Pantanal (Brasil), em países da África e Ásia. Também são encontradas em bairros como o de alagados (Bahia) e em São Vicente, São Paulo, nas imediações da ponte do mar pequeno.

Origem[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que a palafita tenha surgido no período neolítico. As palafitas da pré-história foram descobertas no século XIX no lago de Zurique, Suíça e em lagos e regiões pantanosas da Itália, Alemanha e França.

Dependendo das regiões, as construções sobre palafitas podem empregar o uso de barro e ser confeccionadas em palha, madeira e ramos trançados no piso de modo aceitar um revestimento de Argila, possibilitando desta forma o uso do fogo em seu interior. Com uma plataforma em sua base montada sobre caibros e estacas evitavam-se as inundações.

Teoria lacustre[editar | editar código-fonte]

Pilotis Pré-Histórico

Durante o Inverno excepcionalmente seco de 1853-1854, o lago de Zurique baixou a um nível nunca atingido e assim descobriu-se em Obermeilen antigos pilotis, utensílios em pedra, ossos e peças em cerâmica.

O arqueólogo Suíço, Ferdinand Keller identificou os vestígios como sendo da era Pré-histórica e a partir daí desenvolveu a sua célebre teoria lacustre (ou teoria dos lacustres): a densidade das estacas em madeira, a sua posição vertical e a sua situação nas zonas litorais de pouca profundidade levou-o a concluir que as estacas tinham servido para suster plataformas em madeira sobre as quais se levantavam as habitações.

Com as escavações arqueológicas de Emil Vogt no Wauwilermoos de Lucerna nasceu um longo debate sobre as construções palafitas, já que para uns elas eram postas directamente no solo, e para outros elevada (sobre estacas). As pesquisas arqueológicas mais recentes mostraram que existem os dois tipos 1 .
Erro de citação: existem marcas <ref>, mas falta adicionar a predefinição {{referências}} no final da página