Pakicetus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPakicetus
Pakicetus BW.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Archaeoceti
Família: Pakicetidae
Subfamília: Pakicetinae
Género: Pakicetus
Gingerich e Russell, 1981
Espécies
ver texto

Pakicetus é um gênero extinto de cetáceos encontrados no início do Eoceno (55,8 ± 0,2 - 33,9 ± 0,1 milhões de anos) no Paquistão, daí seu nome. Os estratos onde os fósseis foram encontrados eram então parte da costa do Mar de Tétis.

O primeiro fóssil, um crânio, foi inicialmente atribuído ao grupo dos mesoniquídeos, mas Gingerich e Russell (1981) reconheceram-no como um começo de cetáceos, a partir duma característica da orelha interna, encontrada apenas em cetáceos: o grande auditório bulla, formado a partir do osso ectotimpânico. Isso sugere que se trata de uma transição entre este grupo extinto de mamíferos terrestres e os modernos cetáceos.

Esqueletos completos foram descobertos em 2001, revelando que Pakicetus era um animal terrestre, com o tamanho de um lobo e, em forma, muito semelhante aos mesoniquídeos.

Espécies[editar | editar código-fonte]

  • Pakicetus attocki (West, 1980)
  • Pakicetus inachus Gingerich e Russell, 1981

Referências[editar | editar código-fonte]

  • P. D. Gingerich & D. E. Russell, 1981 Pakicetus inachus, a new archaeocete (Mammalia, Cetacea) from the early-middle Eocene Kuldana Formation of Kohat (Pakistan) Univ. Mich. Contr. Mus. Paleont. 25:235–246