Palácios de Santiago (Chile)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A edificação dos palácios em Santiago de Chile foi produto da bonança econômica que teve o Chile na década de 1870. Muitos enriquecidos empresários da agricultura e da mineração adquiriram terrenos na capital chilena, onde construíram mansões para residir, em alguns casos combinados com comércios. A suntuosidade das construções fez com que fossem chamados de Palácios, sendo levantados principalmente nas proximidades das ruas Alameda das Delicias e Rua Dieciocho, assim como também nas cidades de Valparaíso e Punta Arenas. O desenho e construção destas edificações foram encarregados em sua maioria a arquitetos estrangeiros durante o século XIX e por arquitetos chilenos a partir do século XX. Aos inícios do século XX se realizaram a construção de outras grandes mansões que também foram chamadas de Palácios. Muitos destes têm sido adquiridos com o tempo por diversas instituições, que se tem encarregado de manter-los em seu antigo esplendor. Outros têm sido demolidos pela desídia de seus proprietários que tem derivado em um mal estado de conservação. Grande parte dos Palácios levam, todavia o sobrenome das famílias as quais pertenceram.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

O auge econômico produzido pela exploração da prata no Mineral de Caracoles e das jazidas de salitre por parte de capitais chilenos, fez com que as antigas minas do Chile se despovoaram de boa parte de seus trabalhadores e ainda mais de seus empresários. Todos queriam dirigir-se para Caracoles, vinte e um anos antes que o fizeram para Califórnia durante a febre do ouro.

Palácio Concha construído em 1920 – Localizado no Bairro Concha y Toro - Erasmo Escala esquina Concha y Toro Porta de entrada ao Bairro Concha y Toro e Bairro Histórico.

Produziu-se uma expansão econômica de toda ordem, para 1872 se haviam criado 29 sociedades mineiras. Os magnatas da mineração compravam grandes fazendas, adquiriam maquinários modernos e implementavam novas culturas.

Os antigos mineradores adquiriram grande quantidade de cabeças de gado na Argentina, a vitivinicultura e o vinho chileno experimentaram um notável progresso com a incorporação de novas cepas, tecnologia e técnicos enólogos europeus.

Os gastos suntuosos subiram em forma desmedida, quase todos os artigos desta natureza eram de procedência francesa, alcançando a quarta parte do total das importações.

A edificação tomou um vôo extraordinário, entre maio de 1872 e abril de 1873 se consideram 448 permissões de edificação em Santiago de Chile, muitas delas corresponderam a construção de Palácios.

Palácios em Santiago[editar | editar código-fonte]

Dentro destes se destacam:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]