Palaeoloxodon namadicus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaElefante-de-presas-retas-asiático
Ocorrência: Pleistoceno Superior

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae
Gênero: Palaeoloxodon
Espécie: P. namadicus
Nome binomial
Palaeoloxodon namadicus
Falconer & Cautley, 1846


Palaeoloxodon namadicus, ou elefante-de-presas-retas- asiático, foi uma espécie de elefante pré-histórico que viveu no período Pleistoceno na Ásia, da Índia (onde foi descoberto) até o Japão. É um descendente Palaeoloxodon antiquus.

Alguns especialistas o consideram como uma subespécie do Palaeoloxodon antiquus devido às enormes semelhanças entre as presas. Sua estrutura craniana também era diferente da de um elefante moderno.

Acredita-se que o P. namadicus foi extinto cerca de 24 000 anos atrás, perto do final do Pleistoceno.[1]

Tamanho[editar | editar código-fonte]

Vários estudos têm tentado estimar o tamanho do elefante-de-presas-retas-asiático, assim como outros proboscídeos pré-históricos, geralmente usando comparações do osso da coxa, o comprimento e o conhecimento sobre as taxas de crescimento relativo para estimar o tamanho de esqueletos incompletos.

Um esqueleto parcial encontrado na Índia em 1905 incluía ossos da coxa, que provavelmente mediam 165 centímetros quando inteiros, sugerindo uma altura total até o ombro de 4,5 metros para este indivíduo.

Dois ossos parciais da coxa foram encontrados no século XIX, e teriam medido 160 cm quando inteiros. Um fragmento do mesmo local era alegadamente 1/4 maior; a análise volumétrica produz uma estimativa de 5,2 metros de altura até o ombro e 22 toneladas de massa. Isso torna o P. namadicus o maior mamífero terrestre conhecido, superando o Paraceratherium.[2]

Osso da perna.


Referências[editar | editar código-fonte]