Palavra Puxa Palavra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palavra Puxa Palavra
Informação geral
Formato game show
Duração ± 40 min.
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Episódios 160
Produção
Apresentador(es) António Sala
Narrador(es) Vítor Nobre
Exibição
Emissora original RTP2
RTP1
Transmissão original 30 de Setembro de 199028 de Março de 1993 (RTP2)
8 de Julho de 199311 de Junho de 1994 (RTP1)

Palavra Puxa Palavra foi um concurso patrocinado pela Lojas Excel e exibido primeiramente na RTP2 e depois na RTP1. Da sua versão original Super Password, foram criadas diversas adaptações por todo o mundo.

Formato[editar | editar código-fonte]

Palavra Puxa Palavra opõe duas equipas, cada uma das quais composta por um concorrente e por um convidado, que competem entre si em vários rounds, cada um com o objetivo de decifrar um enigma diferente. Por cada enigma existem 5 palavras-chave que ajudam na descoberta do mesmo.

Alternadamente, os elementos de cada equipa assumem o papel de emissor e recetor das pistas.

De dois em dois rounds surge uma palavra-cheque, que funciona como um bónus para o participante que até então tiver acumulado mais pontos. Se a desvendar com apenas três pistas, recebe o prémio.

Para o jogo final, o concorrente apurado escolhe o convidado que o acompanha e dispõe de apenas um minuto para adivinhar 10 palavras, que começam numa determinada letra do alfabeto e continuam pelas letras subsequentes.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Derivado do americano Super Password, Palavra Puxa Palavra estreou na RTP em 1990.
  • Com apresentação de António Sala, foi um concurso de grande sucesso, tendo-se mantido no ar durante 4 anos.
  • As 3 primeiras temporadas foram exibidas na RTP2, aos domingos à noite. Na última temporada, devido ao considerável sucesso, transitou para a RTP1.
  • Ana Bola foi convidada quer no primeiro, quer no último programa: no primeiro, fez-se acompanhar por Júlio César e, no último, por Vítor de Sousa.
  • Os Gato Fedorento, nos Tesourinhos Deprimentes do Diz que É uma Espécie de Magazine, relembraram peripécias deste programa.
  • O concurso era patrocinado pelas lojas Excel.
  • Findo o Palavra Puxa Palavra, a RTP colocou, em sua substituição, o concurso A Grande Pirâmide. O formato era em tudo semelhante, desde o conceito do concurso, passando pelo patrocinador – Lojas Excel – e pelo locutor – Vítor Nobre.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão em Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.