Palazzi Barbaro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palazzi Barbaro

Os Palazzi Barbaro (também chamada Ca'Barbaro) são um par de palácios unidos no Grande Canal de Veneza, que eram a residência oficial da Família Barbaro. O primeiro dos dois palácios é feito no estilo gótico e foi construído em 1425 por Bartolomeo Bon, um mestre veneziano. A segunda construção foi executada no estilo barroco com desenho feito em 1694 por Antonio Gaspari, um dos maiores arquitetos do século XVII[1].

"Glorificação da Família Barbaro" pintura de teto do Palazzo Barbaro, obra de Giovanni Battista Tiepolo
Fachada do Palazzo Barbaro Curtis
Palazzo Barbaro a San Vidal, detalhes da fachada

A ampliação de Gaspari foi feita na residência da família dotando-a de um grande salão de bailes, que possui em seu interior um magnífico trabalho de estuque barroco e pinturas com motivos da Roma Antiga por mestres como Sebastiano Ricci (a pintura "Rapto das Sabinas") e trabalhos de Giambattista Piazzeta[1]. Henry James considerou este salão como o melhor exemplo de interior do barroco veneziano, descrevendo-o em seu romance The Wings of the Dove[1].

No século XVIII foi criada uma elegante biblioteca no terceiro andar do palácio com ricos desenhos de estuque no teto. No centro do teto da biblioteca ficava a obra-prima de Tiepolo "A Glorificação da Família Barbaro", pintura atualmente exposta no Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque[1].

O velho palácio foi comprado por um parente do pintor John Singer Sargent, John Sargent Curtis em 1885[2]. Por conta disso o local tornou-se um centro de vida cultural norte-americana em Veneza, recebendo hóspedes como Henry James, Whistler, Robert Browning e Claude Monet. James concluiu seu romance The Aspern Papers no palácio e este foi usado como cenáro para a filmagem de seu romance The Wings of the Dove[3].

Notas

  1. a b c d Alvise Zorzi, Venetian Palaces, Rizzoli, New york, 1989 ISBN 0-8478-1200-6
  2. Venice Directions, Jonathan Buckley, Rough Guides, 2004, pg.136
  3. The Rough Guide to Venice & the Veneto, Jonathan Buckley, Rough Guides, 2004, pg.184

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Palazzi Barbaro
  • Ca'Barbaro (em italiano) visitado em 10 de julho de 2007.
Ícone de esboço Este artigo sobre um palácio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.