Palazzo del Governatorato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista do palácio a partir da cúpula da Basílica de São Pedro. O brasão em frente é o brasão do Papa Francisco.

Palazzo del Governatorato é um palácio localizado no interior do jardins da Cidade do Vaticano, e que abriga a sede da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano, o escritório do governador da cidade-estado e também a sede do Correio Vaticano. O governador, que é o presidente da comissão, tem amplos poderes legislativos, delegados pelo papa, no âmbito da cidade.

O Palazzo del Governatorato é formado por três estruturas distintas e foi construído em estilo eclético entre 1927 e 1931 pelo engenheiro piemontês Giuseppe Momo, encarregado das obras de engenharia no Vaticano após o Tratado de Latrão. Anexa ao palácio está a igreja de Santa Maria Regina della Famiglia, antiga Santa Marta, também projetada por Momo[1]. Uma série de edifícios que ficavam localizados atrás da igreja de Santo Stefano degli Abissini foram demolidos para permitir a construção do edifício, que foi projetado originalmente para ser um seminário e acabou sendo transformado para abrigar os escritórios do novo estado. O jardim em frente é decorado com um desenho de flores do brasão do papa reinante[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Governatorato dello Stato della Città del Vaticano» (em italiano). Site oficial. Consultado em 16 de dezembro de 2018. Arquivado do original em 9 de fevereiro de 2010 
  2. «Seminario di S. Pietro in Vaticano» (em inglês). Rome Art Lover