Saltar para o conteúdo

Panela: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 188.82.80.141 ( erro : -40), para a edição 30540248 de MerlIwBot
ohgtuj5gt5
Linha 1: Linha 1:
{{mais fontes}}
{{mais fontes}}
As '''panelas''' são uma família de [[Lista de utensílios culinários|utensílios culinários]] consideradas por muitos como indispensáveis em qualquer [[cozinha]]. São geralmente de forma cilíndrica ou subesférica e normalmente têm uma tampa e uma ou duas pegas (cabos). A palavra origina-se do [[Latim|latim]] médio panna, contração de patina, vaso para cozinhar, e este do [[grego]] παιάνη (l.patera) <ref> Dicionário morfológico da Língua Portuguesa por Evaldo Heckler, Sabald Back e Egon Ricardo Massing. São Leopoldo, UNISINOS, 1984 </ref> Alguns desses utensílios, são revestidos internamente de [[teflon]], material, antiaderente e que suporta altas temperatura.
As '''panelas''' são uma família de [[Lista de utensílios culinários|utensílios culinários]] consideradas por muitos como indispensáveis em qualquer [[cozinha]]. São geralmente de forma cilíndrica ou subesf5tggt5gt5g5gt5érica e normalmente têm uma tampa e uma ou duas pegas (cabos). A palavra origina-se do [[Latim|latim]] médio panna, contração de patina, vaso para cozinhar, e este do [[grego]] παιάνη (l.patera) <ref> Dicionário morfológico da Língua Portuguesa por Evaldo Heckler, Sabald Back e Egon Ricardo Massing. São Leopoldo, UNISINOS, 1984 </ref> Alguns desses uten8urfhi5tug5oug5ogut5ogu5togu5otigu5gu5otgu5ou5og55tioug5toigt5uoigu5iogu5iotgu5oiguo5tgu5otguot5guo5ug5oug5oitgu5otgut5iogu5otu5of5utigut5otguo5igu5tgo5uogtt5guotg5uoitsílios, são revestidos internamente de [[teflon]], material, antiaderente e que suporta altas temperatura.


==Exemplos==
==Exemplos==

Revisão das 17h23min de 9 de novembro de 2012

As panelas são uma família de utensílios culinários consideradas por muitos como indispensáveis em qualquer cozinha. São geralmente de forma cilíndrica ou subesf5tggt5gt5g5gt5érica e normalmente têm uma tampa e uma ou duas pegas (cabos). A palavra origina-se do latim médio panna, contração de patina, vaso para cozinhar, e este do grego παιάνη (l.patera) [1] Alguns desses uten8urfhi5tug5oug5ogut5ogu5togu5otigu5gu5otgu5ou5og55tioug5toigt5uoigu5iogu5iotgu5oiguo5tgu5otguot5guo5ug5oug5oitgu5otgut5iogu5otu5of5utigut5otguo5igu5tgo5uogtt5guotg5uoitsílios, são revestidos internamente de teflon, material, antiaderente e que suporta altas temperatura.

Exemplos

  • as panelas de barro;
  • a panela de ferro fundido;
  • os tachos (panelas mais largas que altas), estes podem ser de barro ou alumínio;
  • as caçarolas (panelas com uma pega comprida) - São boas para fazer um arroz.
  • Panela de pressão - Utensílio culinário, usado normalmente para cozinhar mais rápidamente alguns tipos de alimentos, a exemplo o feijão pois em seu interior é possível armazenar uma quantidade maior de vapor,que forma uma pressão superior a do meio em que se encontra. Daí o perigo de graves queimaduras no mau manuseio desse artefato culinário.
  • Por ter uma forma semelhante, chama-se também panela de escape à parte alargada do sistema de escape dos automóveis.
  • Análogamente, é denominada no Brasil, de panela, a parte interna do conjunto de freios a disco, essa expressão é mais usada no interior do país.
  • Panelas de Aluminio fundido - são as mais comuns no mercado brasileiro, se dividindo entre dois tipos, as fina(as mais comuns), e as de grossas feitas artesanalmente em quase todo pais.

Tipos de panela

Ver também

Referências

  1. Dicionário morfológico da Língua Portuguesa por Evaldo Heckler, Sabald Back e Egon Ricardo Massing. São Leopoldo, UNISINOS, 1984