Partido Pirata (Suécia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Símbolo do Partido Pirata fundado na Suécia.

Partido Pirata (em sueco: Piratpartiet) é um partido político sueco fundado em 2006. O rápido crescimento de sua popularidade[1] suscitou a criação de outros partidos, com o mesmo nome e objetivos similares, em vários outros países do mundo. No Brasil, o movimento para criação do Partido Pirata existe desde 2007; em Portugal, desde 2009.

O Piratpartiet é contra as atuais leis de propriedade intelectual e industrial, incluindo copyright e patentes, contra a violação do direito de privacidade e a favor do respeito ao domínio público, da promoção de práticas de copyleft, dos sistemas operativos, livres e das práticas do compartilhamento. Seu fundador, Rickard Falkvinge, apresenta-se como um ultra-kapitalist.

Impacto político[editar | editar código-fonte]

Manifestação do Partido Pirata na Suécia.

O surgimento do Partido Pirata na Suécia, fez que outros partidos passassem a se interessar pelos temas, como o Partido Verde e o Moderado. No entanto, após o julgamento dos fundadores do site The Pirate Bay, o Partido Pirata mostrou que tem uma identidade própria e passou a atrair a atenção dos eleitores do país, em especial os jovens.

O Partido Pirata sueco contava, em 10 de maio de 2006, com 44.070 filiados, sendo o terceiro maior partido do país em número de membros.[3] Sua juventude, Ung Pirat, contava outros 19.225, sendo a maior do país.

Em 2009, o partido elegeu, um deputado nas eleições para o Parlamento Europeu.[4]

Referências

  1. Redação (da "Superinteressante"). «O deputado pirata». Consultado em 8 de maio de 2016. Cópia arquivada em 8 de maio de 2016 
  2. Claes Lönegård, Hjärnan bakom piraterna (O cérebro dos Piratas), Fokus, Stockholm, 5 de junho de 2009. }}
  3. «Piratpartiet». Consultado em 16 de junho de 2012. Arquivado do original em 9 de junho de 2012 
  4. R7, Partido Pirata do Brasil quer usar a internet para se legalizar, acesso em 24 de julho de 2010.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Partido Pirata (Suécia)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um partido político ou coligação partidária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.