Partido Socialista dos Trabalhadores (Reino Unido)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Partido Socialista dos Trabalhadores
Socialist Workers Party
Líder Liderança coletiva (Comité central)
Fundador Tony Cliff
Espectro político Extrema-esquerda
Publicação Socialist Worker
International Socialism
Socialist Review
Afiliação internacional Tendência Socialista Internacional
Afiliação europeia Esquerda Anticapitalista Europeia
Cores Vermelho, Branco e Preto

O Partido Socialista dos Trabalhadores (em inglês: Socialist Workers Party) é um partido político de esquerda do Reino Unido. Teve um papel central no movimento antiguerra com a criação de Stop the War Coalition.[carece de fontes?]Na atualidade impulsiona as lutas contra os recortes sociais e a luta contra o fascismo.

Defende o socialismo desde as bases e a auto-emancipação da classe trabalhadora. Em 2010 fomentou o Trade Union Socialist Coalition - TUSC (junto a Communist Party, Socialist Party e Socialist Resistance; o TUSC obtive 1% dos votos.[carece de fontes?]

Organiza a cada ano o festival 'marxismo', com umas 200 conferências e vários milhares de participantes.[1] O SWP faz parte da Tendência Socialista Internacional.[2] A organização desta corrente no Estado espanhol é Em luta / Em lluita.[3]Publica o jornal semanal Socialist Worker (Trabalhador Socialista), a revista mensal Socialist Review e a revista teórica trimestral International Socialism.

Figuras destacadas[editar | editar código-fonte]

Alex Callinicos (1950), professor no King's College de Londres e um do mais destacado autores marxistas atuais. Tem escrito Um manifesto anticapitalista (Publicado por Crítica) e As ideias revolucionárias de Karl Marx.

Tony Cliff (1917-2000), fundador da organização. Tem publicado em castelhano o livro Lenin: a construção do partido por Velho Topo / A Hera, em 2011.

Chris Harman (1942 -2009), autor de numerosos textos, especialmente destacando suas contribuições em história e economia. Alguns de seus escritos estão disponíveis no arquivo marxista.[4]

Referências

  1. «Página inicial de Marxism Festival». Marxism Festival. Consultado em 3 de Maio de 2016 
  2. «Página inicial de International Socialist Tendency». International Socialist Tendency. Consultado em 3 de Maio de 2016 
  3. «Página web de En lucha». En lucha. Consultado em 3 de Maio de 2016 
  4. «Chris Harman em Marxist.org». Marxists. Consultado em 3 de Maio de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]