Tony Cliff

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tony Cliff
Tony Cliff
Nascimento 20 de maio de 1917
Palestina
Morte 9 de abril de 2000 (82 anos)
Grande Londres
Cidadania Reino Unido, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Ocupação escritor, jornalista, político

Tony Cliff, pseudônimo de Ygael Gluckestein (Palestina, 20 de maio de 1917Grande Londres, 9 de abril de 2000), foi um judeu nascido na Palestina que tornou-se conhecido como um ativista revolucionário trotskysta. Durante a Segunda Guerra Mundial, permaneceu preso pelas autoridades britânicas que governavam o território palestino. Após ser libertado, mudou-se para a Inglaterra, mas sem poder obter a cidadania, continuou um apátrida. Se afastou da IV Internacional pela questão da burocracia e, quanto a caracterização do regime soviético, optou pela concepção de "Capitalismo de Estado" e não de Estado Operário Deformado como definia Trotsky. Apesar disso, manteve-se seguidor de Trotsky. Fundou o grupo que está na origem do atual SWP britânico e de sua corrente internacional e, no Brasil, influenciou o grupo revolutas, tendência interna do PSOL que, entretanto, não não existe mais.

Ideologia[editar | editar código-fonte]

Cliff era um socialista revolucionário na tradição trotskista que tentava fazer a teoria de Lênin do partido efetivo nos dias atuais. Muitos de seus escritos foram destinados às tarefas imediatas do Partido na época.

Desde então, o consenso na maioria dos grupos trotskistas foi que todos os estados dominado por partidos stalinistas e caracterizada por planejamento estatal e propriedade estatal da propriedade estão a ser visto como degenerou trabalhadores estados '(O soviéticos União Européia) ou "[deformado estado operário | estados operários deformados]]" (outros estados stalinistas, incluindo grande parte da Europa Oriental). De muitas maneiras, Cliff foi o principal dissidente A partir dessa noção, embora alguns de seus oponentes têm procurado associar Seu estado vista capitalista com outras ideias, por exemplo, a teoria da '[coletivismo burocrático []]' associado com Shachtmanite Partido dos Trabalhadores nos Estados Unidos. No entanto o próprio Cliff foi insistente que seu pensamento não deve nada aos de Max Shachtman, ou proponentes anteriores da teoria: 'coletivismo burocrático - Uma crítica' como Bruno Rizzi, e deixou isso claro em seu No entanto, na década de 1950 Seu grupo literatura distribuída publicada pelo grupo de Shachtman e a teoria da 'economia braços permanente' que foi considerado um dos pilares do que se tornou a International Socialist Tendency originou-se com o grupo de Shachtman embora às vezes é alegado que Cliff se recusou a reconhecer ESTA publicamente.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. This allegation seems to have originated from Jim Higgins in his booklet More Years for the Locusts, but it would seem to be contradicted by the fact that International Socialism, Nos. 47 and 49 carried prominent ads for the book The Permanent War Economy by T.N. Vance, who is now acknowledged to be the originator of the theory. Both Higgins and Cliff are listed in No. 49 as editors of that issue.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.