Passo Kyzylart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Passo Kyzylart
Кызыл-Арт ашуусу
—  acidente geográfico  —
Vista do monumento na fronteira entre Quirguistão e Tajiquistão na estrada M41, nas montanhas Pamir; a inscrição em russo indica que "os habitantes do Alto Badakhshan vos recebem".
Localização
Localização em mapa dinâmico.
Coordenadas 39° 23' 3" N 73° 19' 21" E
País  Quirguistão/ Tajiquistão
Localização Fronteira Quirguistão-Tajiquistão
Características gerais
Tipo
Cordilheira Trans-Alai
Dimensões
Altitude 4 280 m

O passo Kyzylart (em quirguiz: Кызыл-Арт ашуусу) é um passo de montanha na cordilheira Trans-Alai, localizado a 4280 m de altitude sobre a fronteira Quirguistão-Tajiquistão. É atravessado pela estrada do Pamir e liga a bacia do lago Kara-Kul (sudeste, do lado do Tajiquistão) ao vale do rio Kyzylsu (a noroeste, do lado do Quirguistão).

O passo está localizado a cerca de 50 km a sul da cidade quirguiz de Sarytasch. Em 1932 completou-se a secção da estrada do Pamir, de Osh, Ferghanatal, Quirguistão, até Chorugh, no Tajiquistão. Vindo do norte da pitoresca estrada, entre as montanhas Alai e a cadeia Trans-Alai do Pamir, nos trechos superiores do vale do Kysylsu, localizado no amplo vale Alai, a subida até à passagem é bastante plana. No lado sul, descendo a alta montanha Markansu[1][2], a rota é relativamente íngreme.

Referências

  1. Markansu Desert - Valley of Tornadoes, em wondermondo.com
  2. K. W. Stanjukowitsch: Markansu. Tal des Todes. Forschungsfahrten im Pamir und Tienschan. VEB F.A. Brockhaus, Leipzig, 1961