Pavimento Intertravado de Concreto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

[1]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pavimento Intertravado Colorido

O Pavimento Intertravado de Concreto é um tipo de pavimento que ganhou popularidade pelo mundo durante as últimas décadas. O produto emergiu como uma alternativa prática e versátil a outros tipos de pavimentos.

História[editar | editar código-fonte]

O Intertravado vem sendo usado há milhares de anos. O primeiro registro de utilização desse pavimento vem da ilha de Creta. O império romano também utilizou o recurso e construía suas vias utilizando o conceito. Como exemplo podemos citar a via Ápia que pavimentada através do intertravamento de pedras naturais perdura até os dias de hoje. Mas foi em meados dos anos 1940 que os primeiros pisos intertravados de concreto começaram a ser produzidos, mais precisamente na Holanda. Por se tratar de um país que está abaixo do nível do mar, o solo apresenta características instáveis prejudicando a pavimentação por concreto aplicado. A união dos blocos individuais de concreto foi a saída mais adequada para resolver o problema do tipo de solo daquele país. As primeiras peças produzidas tinham 10x20cm e inicialmente foram chamadas de pedras holandesas. O piso intertravado emergiu como um substituto mais prático e confortável em relação ao paralelepípedo, popular durante muitos anos por sua resistência e durabilidade.

Constituição das Peças[editar | editar código-fonte]

O concreto utilizado nas peças é constituído de cimento Portland, agregados e água, sendo permitido o uso de aditivos e pigmentos.

O Intertravamento[editar | editar código-fonte]

Assentamento Mecânizado de Piso Intertravado

O principio básico do intertravamento é a junção das peças modulares de concreto que se encaixam/travam umas às outras, revestindo assim a superfície. Pode ser assentada a mão ou mecanicamente, o que torna o trabalho mais fácil especialmente em grandes áreas como portos, aeroporto, entrepostos e etc.

Principais Aplicações[editar | editar código-fonte]

A versatilidade de aplicação é certamente a maior vantagem desse pavimento em relação a outros. Pode ser colocado em áreas que exijam uma maior resistência por haver trafego de veículos pesados, além de locais com trânsito leve onde geralmente a estética dita às regras, favorecendo o uso de pisos intertravados coloridos.

Manutenção[editar | editar código-fonte]

A manutenção e limpeza do pavimento intertravado é feita de maneira simples. Pode ser realizada através de jato de água com pressão e por meio de produtos químicos. Sua resistência torna o processo seguro, evitando qualquer tipo de deterioração na hora da limpeza. A substituição de peças também pode ser feita de forma rápida e prática. Pelo fato do intertravado não ser fixo por concreto ou argamassa, a peça avariada pode facilmente ser trocada por uma nova utilizando do principio básico do intertravamento.

Fator Estético[editar | editar código-fonte]

Piso Intertravado Colorido Dupla Camada

Com o avanço na tecnologia de produção, as peças começaram ganhar maior apelo estético. A tecnologia de dupla camada tornou o acabamento superior, acrescentando vivacidade às cores. A estética lapidada incorporou-se ao status de versatilidade do produto, agradando arquitetos e paisagistas que veem o pavimento intertravado como mais um elemento de criação para seus projetos.

Durabilidade[editar | editar código-fonte]

Por ser um produto feito de concreto, se corretamente instalado e respeitada às condições de solo indicadas para a execução do serviço, o intertravado pode ter durabilidade indefinida. Para os pisos coloridos que possuem a tecnologia da dupla camada a durabilidade das cores também aumenta drasticamente, por serem utilizados materiais nobres na camada superior o impacto do desgaste natural é muito menor, prolongando a vivacidade das cores.

Conforto Térmico[editar | editar código-fonte]

A coloração mais clara e homogênea dos pisos intertravados em relação a outros tipos de pavimentos, garante uma menor absorção do calor pela superfície, aumentando o conforto térmico e diminuindo a formação das ilhas de calor. A diferença de temperatura em relação a outros tipos de pavimentos pode chega a 17° C.

Permeabilidade[editar | editar código-fonte]

Pavimento Intertravado Drenante

O pavimento intertravado de concreto pode ser permeável. A característica drenante permite a infiltração da água no piso, colaborando com a diminuição das superfícies impermeáveis tão comuns em ambientes urbanos. Mesmo os intertravados que não são produzidos para possuírem a característica drenante têm o seu percentual de permeabilidade.

  1. ABCP - Associção Brasileira de Cimento Portland