Paz mundial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O símbolo do desarmamento nuclear, comumente chamado de "símbolo da paz".

Paz mundial, ou paz na Terra, é o conceito de um estado ideal de felicidade, liberdade e paz dentro e entre todas as pessoas e nações do planeta Terra. Essa ideia de não-violência mundial é uma motivação para as pessoas e nações cooperarem, voluntariamente ou em virtude de um sistema de governança que tenha esse objetivo. Diferentes culturas, religiões, filosofias e organizações têm conceitos variados sobre como esse estado acontece. Várias organizações religiosas e seculares declararam ter o objetivo de alcançar a paz mundial, abordando direitos humanos, tecnologia, educação, engenharia, medicina ou diplomacia, usados como fim de todas as formas de luta. Desde 1945, a Organização das Nações Unidas e os cinco membros permanentes do seu Conselho de Segurança (China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos) operam com o objetivo de resolver conflitos sem guerra ou declarações de guerra.[1] No entanto, nações entraram em numerosos conflitos militares desde então.

Dia internacional da paz[editar | editar código-fonte]

O Dia Internacional da Paz, às vezes chamado de Dia Mundial da Paz, é comemorado anualmente em 21 de setembro. É dedicado à paz, especificamente à ausência de guerra e violência, e pode ser comemorado por um cessar-fogo temporário em uma zona de combate. O Dia Internacional da Paz foi estabelecido em 1981 pela Assembléia Geral das Nações Unidas. Duas décadas depois, em 2001, a Assembléia Geral votou por unanimidade para designar o dia como um dia de prevenção da violência e do cessar-fogo. A celebração deste dia é reconhecida por muitas nações e pessoas.[2] Em 2013, pela primeira vez, o dia foi dedicado à educação para a paz, ou seja, pelos principais meios preventivos para reduzir a guerra de maneira sustentável.

Referências

  1. «Paz e segurança». Nações Unidas Brasil. 23 de novembro de 2014. Consultado em 1 de abril de 2020 
  2. «21 de setembro – Dia internacional da Paz». Escola Superior Aberta do Brasil. 21 de setembro de 2016. Consultado em 1 de abril de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre política ou um cientista político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.