Pedro Martins de Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Pedro Martins de Lima (n. 14 de setembro de 1930), é considerado o primeiro surfista português e é conhecido como o "pai do surf português"[1][2][3].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de família de cavaleiros, começou a aprender hipismo com apenas seis anos de idade. Interessou-se por esqui e por vela, entre outros desportos. A sua paixão pelo mar, levou a que praticasse pesca submarina, mas passou rapidamente da caça para a fotografia subaquática, facto que o levou a conhecer Jacques Cousteau, chegando mesmo a fazer mergulho com ele[3].

Em 1946, já se tinha apaixonado pelo surf, mas a falta de equipamento não o permitia praticar, tendo-se iniciado no bodysurfing, graças a umas barbatanas que um amigo lhe trouxera de Inglaterra[3]. Finalmente em 1959, conseguiu adquirir a sua primeira prancha de surf, iniciando as suas primeiras tentativas na modalidade[2][3].

Ao longo da sua vida, esteve sempre ligado ao mar, vindo a aprender windsurf aos 50 anos de idade[3].

É também relações publicas, em Portugal, da empresa Lightning Bolt[4][5][3]

Obra publicada[editar | editar código-fonte]

É co-autor, do livro "História do Surf em Portugal - As Origens. [S.l.]: Quimera. 2008. 240 páginas. ISBN: 978-972-589-186-5 ", o primeiro livro a contar como começou o surf em Portugal[6].

Televisão[editar | editar código-fonte]

A sua vida e a origem do surf em Portugal, são retratadas numa reportagem especial da TVI, intitulada "Lobo do Mar"[7].

Referências

  1. «Pedro Martins de Lima: «Cheguei a ser preso por entrar no mar»». Record. Consultado em 12 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. a b «São Pedro do Estoril no princípio de tudo». Surfing Clube de Portugal. Consultado em 12 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. a b c d e f «Portuguese legendary surfer turns 80» (em inglês). Surfer Today. Consultado em 12 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «Aniversário de Pedro Martins de Lima». Lightning Bolt 
  5. «Projunior 1ª Etapa - Lightning Bolt Pro - Praia do Edifício Transparente - Porto». ANS - associação Nacional de Surfistas. Consultado em 12 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «Em busca das origens do surf nacional». Time Out Lisboa. Consultado em 12 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. «Repórter TVI: as origens do surf em «Lobo do Mar»». IOL Diário. Consultado em 12 de novembro de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)