Península de Dapeng

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mapa com a localização da Península de Dapeng, a leste de Hong Kong
Península de Dapeng

A península de Dapeng ou Dapengbandao (大鹏半岛) é uma península na parte oriental do distrito de Longgang e que liga a região de Shenzhen da província de Guangdong, na República Popular da China, à parte nordeste de Hong Kong. Dapengbandao contém os subdistritos Kuichong, Dapeng e Nan'ao. A sudoeste da península fica a baía Mirs (Tai Pang Wan) e a nordeste a baía Daya (Daya Wan). O dialeto Dapeng é o principal dialeto em toda a península. Desde final da época da dinastia Ming que Dapeng tem a Fortaleza de Dapeng (Dapengcheng), construída para proteger os habitantes locais dos ataques dos piratas japoneses. Durante a Segunda Guerra do Ópio, a possibilidade de anexação por parte do Hong Kong britânico foi levantada, mas a região nunca foi ocupada pelos britânicos. Durante a Revolução Cultural, a região sofreu grandes fomes.

Turismo[editar | editar código-fonte]

A costa oriental de Shenzhen, da qual a península de Dapeng é a maior parte, é uma popular atração turística, e a própria península foi referida pela revista Chinese National Geography como tendo as mais belas praias da China.

Praia em Xichong

Uma das praias mais famosas é Xichong, no sul da península.

Pessoas da Península de Dapeng[editar | editar código-fonte]