Phantasmagoria (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Phantasmagoria (jogo eletrônico)
Desenvolvedora(s) Sierra Entertainment
Publicadora(s) Sierra Entertainment
Diretor(es) Peter Maris
Produtor(es) Mark Seibert, Roberta Williams
Designer(s) Roberta Williams
Escritor(es) Roberta Williams
Plataforma(s) Microsoft Windows, Sega Saturn, Mac OS Classic, DOS
Lançamento 31 julho 1995
Gênero(s) aventura gráfica, interactive film
Modos de jogo jogo eletrónico para um jogador
Phantasmagoria: A Puzzle of Flesh

Phantasmagoria foi um jogo de terror em CD-ROM lançado pela Sierra Online em 1995.

Feito durante o ápice dos "vídeos interativos" na indústria dos jogos de computador, Phantasmagoria é notório por ser um dos primeiros jogos de aventura a usar um ser humano sendo o personagem principal, visível quase o tempo todo. A atriz Victoria Morsell passou meses gravando em frente a uma tela azul as centenas de ações que os jogadores podiam fazer com que ela fizesse. O jogo foi lançado em 7 CD-ROMs para acomodar o grande número de vídeos gerados por este processo.

Phantasmagoria foi uma boa propaganda para a designer de jogos Roberta Williams, mais conhecida por seus jogos familiares como a série King's Quest. Mostrando violência e sangue gráfico, além de uma cena de estupro, o jogo trouxe muitas controvérsias sobre restrições de idade e sobre os públicos-alvo. Foi banido na Austrália, e outras lojas grandes dos Estados Unidos recusaram-se a vendê-lo.

De acordo com o site Oriongames, é o sexto jogo mais assustador até o início de 2010.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogo é inteiramente controlado pelo mouse, sendo que é possível interagir com objetos e personagens apenas clicando sobre eles. Diferente de outros jogos em point e click, todos os diálogos são feitos automaticamente, sem intervenção do jogador.

Trama[editar | editar código-fonte]

A trama do jogo gira em torno da protagonista, Adrienne, e seu marido Don vivendo numa mansão que ao menos parece se localizar numa ilha. conforme o passar do jogo os mistérios sobre o enredo e a explicação sobre os eventos sobrenaturais da mansão vão se mostrando, revelando a trama. a trama em si não demonstra complexidades, mostrando ainda, determinados elementos clichês (como a mansão assombrada e personagens loucos cujas risadas lembram filmes B).o jogo conta com apenas um final (considerado bom, o restante são apenas cenas em que Adrienne morre).

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

Adrienne Delaney: Protagonista do jogo, é uma escritora que junto com seu marido Don decidem se mudar para a mansão que pertenceu a Carnovasch. Possui uma natureza simpática e doce, não chegando porém a ingenuidade.

Donald Gordon: Apelidado como Don, é marido de Adrienne e um fotógrafo, que, junto com sua esposa, se muda para a mansão de Carnovasch.

Zoltan Carnovasch: O senhor Carno (abreviação de seu sobrenome Carnovasch), foi um mágico que viveu no século XIX e era o original proprietário da mansão. é parte integral da trama, sendo ele responsável pelos acontecimentos que ocorreram na mansão no passado.

Sequencias[editar | editar código-fonte]

Em 1996, Phantasmagoria 2: A Puzzle of Flesh de Lorelei Shannon foi lançado. Deixando de lado a interatividade única de um jogo de aventura em favor do formato de vídeos interativos, a seqüência foi mais cara para ser produzida e menos popular com o público, já cansado de jogos baseados em vídeos. O jogo foi um fracasso financeiro e nenhum outro título da série foi produzido.

Filme Longa Metragem[editar | editar código-fonte]

Cineastas independentes estão produzindo um filme longa metragem baseado na história do primeiro Phantasmagoria, para PC, que deverá ser anunciado em 2015.

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.