Piadeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPiadeira
Mareca penelope 2.jpg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Género: Anas
Espécie: A. penelope
Nome binomial
Anas penelope
Linnaeus, 1758
Mareca penelope - MHNT

A piadeira (Anas penelope) é uma ave da família Anatidae. A espécie foi descrita por Lineu em 1758 na décima edição de Systema Naturae, sob o nome binomial corrente.[1][2] A espécie é monotípica (não são reconhecidas subespécies). O macho tem a cabeça rosada com a testa amarela, a fêmea é acastanhada.

Este pato nidifica no norte da Europa, nomeadamente na Islândia, na Escócia, na Escandinávia, na Finlândia e na Rússia. É uma ave migradora, que inverna na Europa central e meridional. Em Portugal a piadeira ocorre como invernante, frequentando as principais zonas húmidas, nomeadamente estuários e pauis. Por vezes também ocorre em albufeiras.

Referências

  1. Linnaeus 1758
  2. Mayr, E.; Cottrell, G.W., eds. (1979). Check-list of Birds of the World, Volume 2ª ed. Cambridge, Massachusetts: Museu de Zoologia Comparativa. p. 462 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.