Saltar para o conteúdo

Pimas: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 16 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q209148
Linha 2: Linha 2:
Os '''Pima''' são um [[povo nativo]] dos [[Estados Unidos da América]] que viviam às margens dos rios [[rio Gila|Gila]] e [[rio Sal|Sal]], na parte sul do estado de [[Arizona]].
Os '''Pima''' são um [[povo nativo]] dos [[Estados Unidos da América]] que viviam às margens dos rios [[rio Gila|Gila]] e [[rio Sal|Sal]], na parte sul do estado de [[Arizona]].


Situados na área nevrálgica da cultura pré-histórica [[Hohokam]]., exerciam a [[agricultura intensiva]], aproveitando os rios para [[irrigação]]. Usavam a [[caça]] como fonte suplementar de suas dietas. O primeiro contacto com os brancos ("caras pálidas") foi por intermédio do [[Itália|italiano]] [[Eusebio Francisco Kino]], em [[1697]]. A população naquela época era de cerca de quatro mil pessoas. Ainda hoje existem descendentes deles, embora obviamente com hábitos bastante distintos.
Situados na área nevrálgica da cultura JUSSARA [Hohokam]]., exerciam a [[agricultura intensiva]], aproveitando os rios para [[irrigação]]. Usavam a [[caça]] como fonte suplementar de suas dietas. O primeiro contacto com os brancos ("caras pálidas") foi por intermédio do [[Itália|italiano]] [[Eusebio Francisco Kino]], em [[1697]]. A população naquela época era de cerca de quatro mil pessoas. Ainda hoje existem descendentes deles, embora obviamente com hábitos bastante distintos.
{{esboço-históriaeua}}
{{esboço-históriaeua}}



Revisão das 14h07min de 29 de agosto de 2013

Uma cesta Akimel O'odham, a partir do século 20, na coleção permanente do Museu das Crianças de Indianápolis.

Os Pima são um povo nativo dos Estados Unidos da América que viviam às margens dos rios Gila e Sal, na parte sul do estado de Arizona.

Situados na área nevrálgica da cultura JUSSARA [Hohokam]]., exerciam a agricultura intensiva, aproveitando os rios para irrigação. Usavam a caça como fonte suplementar de suas dietas. O primeiro contacto com os brancos ("caras pálidas") foi por intermédio do italiano Eusebio Francisco Kino, em 1697. A população naquela época era de cerca de quatro mil pessoas. Ainda hoje existem descendentes deles, embora obviamente com hábitos bastante distintos.

Ícone de esboço Este artigo sobre História dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.