Eusebio Francisco Kino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Padre Misionero Francisco Eusebio Kino.jpg

Eusebio Francesco Chini, também conhecido como Eusebio Francisco Kino, (Taio, 10 de agosto de 1644Magdalena de Kino, 15 de março de 1711) foi um missionário jesuíta, cartógrafo, geógrafo, astrônomo e explorador italiano.

Estudou matemática e astronomia em escolas jesuítas no seu país natal e na Alemanha. Depois disso, desenvolveu missões, produziu mapas e ensinou técnicas de agricultura aos indígenas americanos.

Ingressou na Companhia de Jesus em 1665.

Em 1683, participou da expedição liderada por Isidoro de Atondo à Califórnia que na época era parte do Vice-Reino da Nova Espanha, a partir desse momento, participou de diversas expedições pela Baixa Califórnia, Sonora, Sinaloa e Arizona.

Em 1687, se estabeleceu na Pimería Alta, que atualmente corresponde ao estado Mexicano de Sonora e ao sul do estado norte-americano do Arizona, onde se dedicou à evangelização de nativos da etnia pima.

Fez diversos estudos sobre línguas nativas da região e, desse modo, foi autor de vocabulários de línguas como o guaycura, o cochimí e o nebe. Também foi autor da obra chamada "Las misiones de Sonora y Arizona" e de obras sobre astronomia[1].

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. Eusebio Francisco Kino, em espanhol, acesso em 24 de novembro de 2017.