Rio Gila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Gila
Gila River behind Coolidge Dam1.jpg
Localização
Continente
País
Localização
Coordenadas
Dimensões
Comprimento
1.014 km
Hidrografia
Tipo
Bacia hidrográfica
Área da bacia
150 737 km2Visualizar e editar dados no Wikidata
Nascente
Afluentes
principais
Agua Fria River (en), Salt River (en), San Francisco River (en), Santa Cruz River (en), San Pedro River (en), Eagle Creek (en), Hassayampa River (en)Visualizar e editar dados no Wikidata
Caudal médio
172 m3/sVisualizar e editar dados no Wikidata
Foz
Mapa da bacia do rio Gila

O rio Gila é um rio afluente do Rio Colorado, nasce ao oeste do estado de Novo México e estende-se através de 1.014 km através do sudoeste dos Estados Unidos.

O rio Gila é um dos maiores rios que atravessam um deserto, à escala mundial. Seus recursos aqüíferos abastecem na atualidade as cidades de Phoenix e Yuma no estado do Arizona, e abastece também os campos agrícolas e pequenas povoações por onde que transcorre seu caudal.

Depois da Guerra Mexicano-Americana (1846-1848), o rio serviu de fronteira entre o México e os Estados Unidos. Posteriormente o presidente mexicano Antonio López de Santa Anna vendeu em 1853 a Estados Unidos a região conhecida como A Mesilla por dez milhões de dólares da atualidade.

Ver também[editar | editar código-fonte]