Saltar para o conteúdo

Plantio direto: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
WikitanvirBot (discussão | contribs)
m r2.5.2) (Bot: Adicionando: ca:Sembra directa
Linha 20: Linha 20:
== {{Ligações externas}} ==
== {{Ligações externas}} ==
* {{Link||2=http://www22.sede.embrapa.br/plantiodireto/ |3=Plataforma PD Embrapa}}
* {{Link||2=http://www22.sede.embrapa.br/plantiodireto/ |3=Plataforma PD Embrapa}}
http://www.apdc.com.br
http://www.cooplantio.com.br
http://www.febrapdp.org.br
http://www.rolf-derpsch.com/


{{Esboço-agronomia}}
{{Esboço-agronomia}}

Revisão das 17h32min de 29 de janeiro de 2011

O plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo, visando diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas (tratores, arados, etc) sobre o mesmo.[1]

Ficheiro:No till farming SemisDirect USDA.jpg
Plantadeira semeando diretamente sobre os restos da cultura anterior

A utilização do plantio direto no lugar dos métodos convencionais tem aumentado significativamente nos últimos anos.[2] Nele a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do mesmo contra processos danosos, tais como a erosão. O solo só é manipulado no momento do plantio, quando é aberto um sulco onde são depositadas sementes e fertilizantes. Não existe, além do supracitado, nenhum método de preparo do solo. O mais importante controle que se dá nesse modo de cultivo é o das plantas daninhas, através do manejo integrado de pragas, doenças em geral e plantas infestantes. Também é muito importante para o sucesso do sistema que seja utilizado a rotação de culturas.

Benefícios

O plantio direto traz diversos benefícios que irão diminuir os custos de produção e o impacto ambiental, tais como a maior retenção de água no solo, facilidade de infiltração da água no solo, motivando a redução da erosão e perda de nutrientes por arrasto para as partes mais baixas do terreno, evita assoreamento de rios, enriquece o solo por manter matéria orgânica na superfície do solo por mais tempo, menor compactação do solo,economia de combustíveis (diesel) e menor número de operações, incluindo aí aração e gradagem. O que faz com que haja menor uso dos tratores e consequentemente menor desgaste.

Os benefícios do plantio direto são maiores em locais mais quentes, tropicais ou sub-tropicais, diminuindo em locais com clima mais definido, seco e frio, onde os restos culturais demoram mais a se decompor. A atividade biológica dos microorganismos presentes no solo também varia em função da temperatura e umidade.

Implementos

No sistema de plantio direto, se utilizam implementos próprios para o uso do mesmo, diferentes do cultivo convencional.

A semeadeira é diferenciada, contendo discos para cortar a palhada que recobre o solo, também existindo um disco que irá auxiliar o depósito de adubo e sementes no sulco do plantio. Já a colhedeira possui um picador de palhada, que irá auxiliar o direcionamento do fluxo de palha. Esse picador é diferenciado, pois através de um conjunto especializado de facas de aço que giram em alta velocidade, pica a palhada de tal sorte que irá produzir uma camada morta própria para o plantio direto.

Para melhorar a cobertura do solo com a palhada (aumentando sua área superficial específica em contato com o solo), pode-se utilizar de um rolo-faca. Este implemento também é útil para os que desejam realizar plantio direto sem uso de herbicidas, em substituição dos mesmos, pois ao rolar sobre as plantas de cobertura, ele esmaga seus colmos facilitando a morte das mesmas.

Referências

Ligações externas

http://www.apdc.com.br http://www.cooplantio.com.br http://www.febrapdp.org.br http://www.rolf-derpsch.com/

Ícone de esboço Este artigo sobre agronomia ou um(a) agrônomo (a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.