Saltar para o conteúdo

Plastidom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Plastidom - Plásticos Industriais e Domésticos, SA
Plastidom
Transformação de Polímeros
Fundação 1959
Sede Leiria
Empregados 130
Produtos paletes
contentores-palete
artigos domésticos
Website oficial www.plastidom.pt

Plastidom é uma indústria cujo objectivo central é o fabrico e comercialização de produtos em plástico, com expressão na Península Ibérica.

Fabricante da marca internacional Domplex, particularmente conhecida em Portugal e Espanha, nas seguintes áreas:

História[editar | editar código-fonte]

A fundação da Plastidom - Plásticos Industriais e Domésticos Lda ocorreu em 11 de Julho de 1959.

Em 1964, Ilidio do Livramento Rufino integrou a Sociedade e assumiu a Direcção Executiva.

As medidas tomadas centraram-se nos seguintes objectivos:

  • especialização da produção
  • aperfeiçoamento da qualidade
  • inovação, ao nível de modelos e tecnologias
  • métodos de eficácia nas áreas administrativa e de contabilidade
  • controlo da produção

A implementação de novos modelos, empregando materiais e design actualizados, e a aplicação da cultura da qualidade pelo envolvimento de toda a Equipa da Empresa, conduziu à criação de uma marca própria, Domplex, em 1967.

O sucesso dos novos produtos no mercado e o prestígio gradual da marca Domplex foram assinaláveis.

Pela qualidade e novidade dos produtos colocados no mercado, dos serviços adicionais, de mais disponibilidade para o cliente, do aperfeiçoamento das tecnologias, para o que foram necessários investimentos continuados, a Plastidom foi gradualmente superando a enfrentação com a concorrência e afirmando-se progressivamente no mercado nacional e internacional.

Muitos dos moldes para o fabrico de produtos criados pela Plastidom foram adquiridos em segunda mão por fabricantes em países da Europa, da África e da América.

Em 1974, à data da radical transformação política em Portugal, a Plastidom tinha já objectivos de investimento mais ousados, que vieram a concretizar-se apenas em 1982/1983 por via da instabilidade política, económica e social.

Em 1983, a Plastidom propõe ao mercado paletes e contentores-palete Domplex. Para o fabrico destes produtos de elevada dimensão, foi necessário equipamento de tecnologia recente e grande porte, sendo a Plastidom a primeira empresa em Portugal a dispor de uma máquina de injecção de polímeros de 3.500 toneladas e moldes cujos tamanhos jamais haviam sido fabricados no país.

Este período foi crucial para a Plastidom, porque os investimentos foram intensos e as condições económicas não eram, de todo, propícias aos riscos, embora calculados, que então foram assumidos. A Plastidom foi contornando as dificuldades e, pouco a pouco, consolidando a sua posição no mercado e expandindo as suas áreas de negócio.

Em 1998 a empresa é transformada em sociedade anónima com a denominação Plastidom - Plásticos Industriais e Domésticos, SA e reforça o seu capital, que em 2000, é convertido para Euros, no valor de 1.500.000,00€.

A crescente projecção da Plastidom no mercado nacional e internacional, e a resposta aos desafios que não são já apenas no contexto da União Europeia, mas também da Globalização, suscitam um novo projecto de inovação e capacidade tecnológica e estrutural.

Esse novo projecto abarcou o investimento numa máquina de 6.000 toneladas, de novo a maior introduzida em Portugal, de moldes mais uma vez, na altura, os maiores fabricados no país, para o fabrico da terceira geração de Contentores-palete.

Em 2000, concluiu-se novo pavilhão na Zona Industrial da Barosa, onde passaram a funcionar os serviços administrativos, comerciais e de logística.

Em 2002 a Plastidom viu o seu esforço de inovação reconhecido num dos seus artigos, designado Kidstore Domplex ref. 778, merecedor do Prémio Sena da Silva[1].

Em 2003 destaca-se o aparecimento da quarta geração de contentor-palete, com dimensões 1200mm x 1200mm de base, dando assim resposta às necessidades detectadas no mercado central europeu.

Em 2005 é criada a Empresa Domplex Logis, especializada na gestão de suportes logísticos.

Em 2011 é lançado o primeiro contentor-rebatível de dimensões 1200mm x 1000mm e um contentor-rebatível( ref. Domplex 901) versátil com dimensões 800mmx600mm com várias posições que permitem altura variável.

Em 2014 foi instalada em Portugal a primeira máquina de injeção de 7.000 toneladas.

Em 2015 a Plastidom Euro-Iberia, SA, com sede em Espanha, passou para instalações definitivas em Lóbon.

Marcas[editar | editar código-fonte]

Domplex | Larplex | Hurion | Reciplex

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Centro Português de Design