Pluma branca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A pena branca é usada às vezes uma marca de covardice.

A pluma branca tem sido um símbolo tradicional de covardia, usado e reconhecido especialmente dentro do exército britânico e nos países associados ao Império Britânico desde o século XVIII,[1][2] especialmente a fim de humilhar os homens que não eram soldados. Ele também carrega significados opostos, porém: em alguns casos de pacifismo, e no Estados Unidos, de bravura e excelência extraordinária em combate.

Ordem da Pluma Branca[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, o almirante Charles Fitzgerald fundou a Ordem da Pluma Branca com o apoio da proeminente escritora Mary Augusta Ward. A organização era destinada a envergonhar homens que não se alistavam no exército, persuadindo mulheres a presenteá-los com uma pluma branca se eles não estivessem utilizando uniforme.[1] Isto foi acompanhado por algumas proeminentes feministas e sufragistas da época, tais como Emmeline Pankhurst.[3] Elas, além de distriburem as plumas brancas, também pressionaram para instituir um projeto universal involuntário, que incluiu aqueles que careciam de votos devido a ser demasiado jovem ou não possuir a propriedade.

Referências

  1. a b «Cidade britânica encontra símbolo raro da Primeira Guerra». Terra. 11 de Novembro de 2011. Consultado em 23 de Janeiro de 2016 
  2. «The men who would not fight». The Guardian. 11 de novembro de 2008. Consultado em 23 de Janeiro de 2016 
  3. «White Feather». worldwar1luton. Consultado em 24 de junho de 2021