Podujevo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Podujevo
Podujevë
—  Município e cidade  —
Centro de Podujevo
Centro de Podujevo
PodujevoPodujevë está localizado em: Kosovo
Podujevo
Podujevë
Coordenadas 42° 54' N 21° 11' E
País Kosovo
Distrito distrito de Pristina
Administração
 - Prefeito Agim Veliu (LDK)
Área
 - Total 63,2 km²
População (2011)
 - Total 88,499
    • Densidade 1,4 hab./km²
Fuso horário HEC (UTC+1)
 - Horário de verão HVEC (UTC+2)
Código postal 11000
Código de área +381 38
Sítio kk.rks-gov.net/podujeve

Podujevo (em albanês: Besiana, Podujevë, Podujeva, em sérvio: Подујево, em turco: Poduyeva) é uma cidade e município localizado no distrito de Pristina, no nordeste do Kosovo.

História[editar | editar código-fonte]

Período romano[editar | editar código-fonte]

O sítio arqueológico de Glavnik, uma vila de cinco quilômetros ao sul de Podujevo, poderia ter sido a antiga Vindenis.[1] Uma luxuosa vila rustica romana do início tardio dos séculos terceiro e quarto foi encontrada no local, incluindo um painel de mosaico de Orfeu (que hoje está no Museu do Kosovo).[2]

Idade média[editar | editar código-fonte]

A região fazia parte da Sérvia Medieval. Em 1355, o Imperador Estêvão Dušan deu a aldeia de Braina ao Monte Athos. Em 1381, o príncipe Lázaro deu à Orlane (uma vila em Podujevo) para sua dotação, o mosteiro Ravanica. Ruínas de antigos mosteiros sérvios e igrejas existem em Orlane, Murgula (destruído no século XV), Palatna, Slatina, Svetlje, Rakinica, Metohija (2), Donje Ljupce (destruído no século XV), Gornja Pakastica (destruído no século XV), Brevnik, Braina (3) e cemitérios existem na maioria dessas aldeias. A aldeia de Brevnik tinha uma mina medieval notável, e um forte com uma igreja.

História moderna[editar | editar código-fonte]

A estrada que entra em Podujevo pela cidade de Niš[3] foi o local do bombardeio do ônibus de Podujevo, em 2001, em que um ônibus que transportava peregrinos sérvios que viajam para o mosteiro local de Gračanica foi bombardeada. Doze peregrinos sérvios foram mortos e dezenas de outros ficaram feridos pela explosão da bomba.[4] Extremistas albaneses do Kosovo foram responsabilizados pelo ataque.[5]

Referências

  1. Papazoglu 1978, p. 201
  2. Serbian Studies, Vol. 13 (1999), p. 104
  3. «Seven killed, 10 severely injured in Kosovo bus explosion» (em inglês). AZ Daily Sun. 21 de fevereiro de 2001. Consultado em 01 de março de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. «12th anniversary of terrorist attack on bus carrying Serbs» (em inglês). B92. 12 de fevereiro de 2013. Consultado em 01 de março de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. «2001: Serbs killed in Kosovo pilgrimage» (em inglês). BBC. Consultado em 01 de março de 2014.  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Podujevo