Polícia de Quebec

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Polícia de Quebec
Polícia de Quebec
Visão geral
Nome completo Sûreté du Québec
Fundação 1870 (154 anos)
Tipo Força policial civil
Subordinação Governo provincial de Quebec
Direção superior Ministério da Segurança Pública
Chefe Diretor Geral
Estrutura operacional
Sede Cidade de Quebeque - Quebec
 Canadá
Nº de empregados 5.269 policiais, aproximadamente
Página oficial
http://www.suretequebec.gouv.qc.ca

A Polícia Nacional de Quebec ou Sûreté du Québec (Segurança do Quebec) é uma instituição policial, constituída por funcionários civis, responsável pela manutenção da paz e da ordem pública, pela preservação da vida, da segurança dos direitos fundamentais e dos bens das populações do território de Quebeque, no Canadá.

Carro patrulha- Dodge Charger

Organização[editar | editar código-fonte]

A Polícia de Quebeque, chefiada por um Diretor Geral é dividida em quatro departamentos principais, dirigidos, cada um, por um Diretor Adjunto.

Outro modelo de viatura policial- Ford Crown Victoria
  • Direção Geral
  • Segurança territorial
  • Investigação Criminal
  • Administração
  • Assuntos institucionais

Diretor Geral[editar | editar código-fonte]

Subordinado ao Ministro da Segurança Pública, o Diretor-Geral dirige e administra a instituição em conformidade com a legislação de polícia. É auxiliado pelos diretores gerais adjuntos e assessorado pelo seu estado-maior. Define as diretrizes necessárias à manutenção dos níveis de eficácia e eficiência da organização e aconselha o Ministro sobre assuntos da segurança pública.

Polícia Territorial[editar | editar código-fonte]

Encarrega-se da prevenção criminal através do exercício do policiamento ostensivo, da iniciativa das medidas de urgência policial, do patrulhamento rodoviário e do estreitamento das relações comunitárias, sobre todo o território de Quebeque e dos municípios com os quais mantêm convênio.

Investigação Criminal[editar | editar código-fonte]

Compete reprimir os crimes através da atividade investigativa, da pesquisa e coleta de vestígios e provas nos locais de crime para encaminhamento aos laboratórios periciais, da pesquisa sobre as diversas formas de criminalidade e da análise estratégica e tática para enfrentamento das probabilidades de delinquência.

Administração[editar | editar código-fonte]

Trata da gestão dos recursos humanos, matérias e financeiros da Polícia de Quebeque, como forma de assegurar o aproveitamento eficiente e integral do conjunto de recursos da organização. A ela compete a aquisição de imóveis, equipamentos e veículos.

Assuntos institucionais[editar | editar código-fonte]

Objetiva propiciar à instituição o desenvolvimento da competência profissional e técnica que permita gerir a soma de recursos colocados à disposição e melhorar o desempenho policial em toda a sua extensão.

Descentralização dos serviços policiais[editar | editar código-fonte]

A Sûreté du Québec divide o território em dez distritos, cada um reproduzindo a mesma estrutura da organização central, tais como o Gabinete do Comandante e as Divisões de Polícia Territorial, Investigação Criminal, Administração e Assuntos Institucionais. Os distritos têm a seguinte localização:

1. Bas-Saint-Laurent-Gaspésie-Îles-de-la-Madeleine
2. Saguenay-Lac-Saint-Jean
3. Capitale-Nationale-Chaudière-Appalaches
4. Mauricie-Centre-du-Québec
5. Estrie
6. Montréal-Laval-Laurentides-Lanaudière
7. Outaouais
8. Abitibi-Témiscamingue-Nord-du-Québec
9. Côte-Nord

Histórico[editar | editar código-fonte]

Edital - período colonial inglês

A criação da Polícia Provincial de Quebeque em 1 de fevereiro de 1870, foi a primeira iniciativa para instituir-se uma polícia local. Foi designado como comissário chefe o juiz Pierre-Antoine Doucet, que estabeleceu a central de polícia na cidade de Quebeque. Pequenos destacamentos foram criados na medida das necessidades crescentes. As cidades de Lévis, Hull e Sherbrooke foram dotadas dos primeiros postos policiais.

Em 1877, a cidade de Quebeque criou o seu próprio corpo de polícia que se transformaria na atual Sûreté du Québec. A polícia provincial continuou funcionando parcialmente sob a direção de um comissário, o tenente-coronel João Batista Amyot.

Divisa[editar | editar código-fonte]

SERVICE, INTÉGRITÉ, JUSTICE

Serviço – É a vontade da Polícia de Quebeque de bem servir ao público e de atender as demandas dos cidadãos
Integridade – É a conduta irrepreensível dos seus membros em todas as intervenções, caracterizando a união da instituição com a população.
Justiça - Sinônimo de imparcialidade, neutralidade e objetividade como base das intervenções policiais, de forma a respeitar os direitos de cada um.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Polícia de Quebec