Ponte Principe Amedeo Savoia Aosta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponte Principe Amedeo Savoia Aosta
Apresentação
Tipo
Abertura
Atravessa
Próxima travessia a montante
Próxima travessia a jusante
Ponte Giuseppe Mazzini (en)
Estatuto patrimonial
Herança nacional italiana (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Roma Capitale (en)
 Itália
Coordenadas
Mapa
Ponte Principe Amedeo Savoia Aosta

Ponte Principe Amedeo Savoia Aosta, conhecido também como Ponte Principe ou Ponte PASA (um acrônimo), é uma ponte que liga o Lungotevere dei Sangallo à Piazza Della Rovere em Roma, Itália, nos riones Ponte, Trastevere e Borgo.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A ponte conta com três arcadas revestidas de mármore branco e, entre elas, há duas janelas lancetadas encimadas por arcos arredondados. As arcadas dividem o Tibre em três ramos com dois pilares vagamente parecidos com navios. A ponte liga a basílica San Giovanni dei Fiorentini e o Corso Vittorio Emanuele II ao túnel que leva à Via Aurélia passando pela Via di Gregorio VII. Foi construída em mármore e tijolos, com 1 097 metros de comprimento e 20 metros de largura.

História[editar | editar código-fonte]

A ponte é dedicada ao príncipe Amadeo de Saboia-Aosta, vice-rei da Etiópia. A construção da ponte foi deixada a cargo da Companhia Stoelker, com base num projeto da Comuna de Roma. A obra foi completada em 1942, depois de 34 meses de atrasos e várias interrupções. Durante a construção, uma ponte de ferro provisória foi entregue para permitir a circulação do tráfego.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]