Ponto de articulação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Pontos de articulação

Labial
Bilabial
Labiovelar
Labioalveolar
Labiodental
Dentolabial

Bidental

Coronal
Linguolabial
Interdental
Dental
Dentoalveolar
Alveolar
Apical
Laminal
Subapical
Palatoalveolar
Alveolo-palatal
Retroflexa

Dorsal
Palatal
Labial-palatal
Velar
Uvular
Uvular-epiglotal

Radical
Faríngea
Epigloto-faríngea
Epiglotal

Glotal

Esta página contém informações sobre fonética usando AFI, e podem ser exibidos incorretamente em alguns navegadores. Saiba mais

Na fonética articulatória, o ponto de articulação de uma consoante é o ponto de contato onde ocorre uma obstrução no trato vocal entre um gesto articulatório, um articulador ativo (tipicamente parte da língua) e uma localização passiva (tipicamente alguma parte do céu da boca). Juntamente com o modo de articulação e a fonação, dá à consoante seu som distinto.

Locais de articulação (passivos e ativos): 1. Exo-labial, 2. Endo-labial, 3. Dental, 4. Alveolar, 5. Pós-alveolar, 6. Pré-palatal, 7. Palatal, 8. Velar, 9. Uvular, 10. Pharyngeal, 11. Glotital, 12. Epiglotal, 13. Radical, 14. Postero-dorsal, 15. Antero-dorsal, 16. Laminal, 17. Apical, 18. Sub-apical

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A voz humana produz sons da seguinte maneira:

  1. A pressão do ar proveniente dos pulmões cria um fluxo constante de ar através da traquéia, laringe (caixa de voz) e faringe (parte posterior da garganta).
  2. As pregas vocais na laringe vibram, criando flutuações na pressão do ar, conhecidas como ondas sonoras.
  3. Ressonâncias no trato vocal modificam essas ondas de acordo com a posição e a forma dos lábios, mandíbula, língua, palato mole e outros órgãos da fala, criando regiões formantes e qualidades tão diferentes do som sonoro.
  4. Aberturas na boca e no nariz irradiam as ondas sonoras para o meio ambiente.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.