Por siempre Joan Sebastian

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Por siempre Joan Sebastian
Por siempre Joan Sebastian
Informação geral
Formato minissérie
Gênero Drama
Romance
Duração 45 minutos
Estado Finalizada
Elenco José Manuel Figueroa
Livia Brito
Julian Figueroa
Ver mais
País de origem  México
Idioma original espanhol
Temporadas 1
Episódios 21
Produção
Produtor(es) Carla Estrada
Câmera Multicâmera
Exibição
Emissora original Las Estrellas
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 1 de agosto21 de agosto de 2016
Cronologia
Programas relacionados Joan Sebastián

Por siempre Joan Sebastian, el poeta del pueblo é uma minissérie produzida por Carla Estrada para a Televisa. É baseada na vida do cantor falecido Joan Sebastián. Foi exibida no México pelo Las Estrellas entre 1 de agosto a 21 de agosto de 2016[1] substituindo El hotel de los secretos e sendo substituída por Mujeres de negro. É protagonizada por José Manuel Figueroa, filho do cantor, que interpreta o próprio pai na minissérie.[2] O outro filho do cantor, Julian Figueroa, o interpretou em outra fase de sua vida.

Foi reprisada por seu canal original, de 1 de fevereiro a 28 de março de 2020, com exibição aos sábados às 21h.[carece de fontes?]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história de Joan Sebastian inicia no início da década de 1950 no pequeno povoado de Juliantla, pertencente ao município do Taxco no estado de Guerrero. Joan é segundo filho de uma família numerosa de camponeses, pelo que José Manuel tem que trabalhar duro desde criança para ajudar no sustento de sua família.

Faz de tudo para sobreviver: vende geléias nas ruas, engraxa sapatos, semeia a terra, distribui leite e atende várias escolas e internados devido a falta de dinheiro.

Sendo um adolescente, Joan ingressa no seminário onde descobre que sua verdadeira vocação é a música e a composição. Ali sofre sua primeira decepção amorosa e decide abandonar definitivamente a carreira sacerdotal.

Joan se vê obrigado a aceitar um trabalho o mantimento de um centro vocacional no estado de Morelos, onde conhece a famosa cantora Ángela Martina quem se torna em seu primeiro impulso para entrar no mundo da música. O jovem Figueroa atinge até gravar seu primeiro disco que o leva a tentar a sorte nos Estados Unidos para chegar finalmente a cidade de Chicago, onde começa a cantar.

Se apaixona por Leticia González, se casa com ela, tem três filhos e muda seu nome para Joan Sebastian. Em Chicago conhece a uma mulher com a que tem um romance fora do casamento, Marisa Yáñez, viúva de um compositor importante no México.

Joan retorna ao seu país para começar sua história de triunfos mas também para viver a deterioração de sua relação com Leticia, de quem separa-se quando atravessa em sua vida Marylupe.

Sua vida adulta e de exito se vê marcada por uma segunda relação em sua vida com a atriz e também cantora Maricruz, com quem tem um filho de nome Julián. Com Maricruz vive sua primeira experiência como ator de televisão, ao encarnar o personagem de Jonás na telenovela "Tu y yo". Aí conhece a jovem e atriz principiante Ivette Morán, que vai ser o elemento chave para destruir seu segundo casamento.

No ano 2000, Joan Sebastian recebe o diagnóstico de câncer nos ossos e sua vida dá um novo giro. Deixa por vontade própria o hospital onde é diagnosticado, e segue trabalhando.

Um ano depois sofre sua primeira grave crise de saúde, o que o faz cair em um coma do que saí diante para iniciar duas novas relações emocionais, uma com Maika Jiménez e outra com Celina Esparza.

Em 2006 a desgraça chega a casa de Joan Sebastian quando seu filho Rodrigo, de apenas 27 anos, é assassinado em um de seus shows no Texas. Quando Joan Sebastian se converte já em emblema da luta contra o câncer a tragédia volta a bater-lhe a porta e seu segundo filho, Adrián, é assassinado em Cuernavaca.

Joan tem que fazer um esforço supremo para sobreviver a perda, mas ainda assim consegue reconhecimentos internacionais e nacionais que o tornam em um dos compositores e interpretes mais premiados na história da música nacional.

Em julho de 2015, após uma grande luta contra o câncer, Joan Sebastian falece em seu rancho de Teacalco, Guerrero aos 64 anos de idade.[3]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
José Manuel Figueroa Joan Sebastian (Adulto)
Livia Brito Maribel Guardia
Julián Figueroa Joan Sebastian (Jovem)
Ernesto D'Alessio José Miguel Figueroa
Mike Biaggio Enrico Figueroa
Irán Castillo Celina Esparza
Arcelia Ramírez Leticia "Lety"
Alejandra Ambrosi Mayka Jiménez
Lumi Cavazos Celia
Diego de Erice Adrián Figueroa
Juan Pablo Gil Rodrigo Figueroa
Martín Altomaro Dionisio
Zaide Silvia Gutiérrez Mãe de Joan
Adalberto Parra Don Mario Figueroa
Alejandra Robles Gil Andrea Figueroa
Ximena Martínez Marcela Figueroa
Paty Díaz Ofelia de Figueroa
Viviana Serna Nora
Jessica Decote Ivette Morán
Darío Ripoll Chucho Rendón
José Angel Bichir Juan Román
Raquel Garza Mãe de Mayka
Thelma Dorantes Chabela
Xorge Noble Don Cándido
Mario Iván Martínez Médico
Palmeira Cruz Mary Lupe
Ana Laura Gallardo Ana Lucía Figueroa
Abril Rivera Leticia "Lety" González (Jovem)

Referências

  1. «Por siempre Joan Sebastian ya tiene fecha de estreno en México» 
  2. «José Manuel Figueroa y el reto de interpretar a su padre, Joan Sebastian» (em espanhol). 27 de junho de 2016. Consultado em 21 de julho de 2016 
  3. «Esta es la historia de Joan Sebastian, el 'Poeta del pueblo'». www.univision.com (em espanhol). Consultado em 22 de outubro de 2017