Portal:Antropologia/Acervo de imagens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imagens selecionadas[editar código-fonte]


Imagem cedida pelo Museu Canadense da Civilização.

Franz Boas o fundador da escola americana e do particularismo histórico. Enfatizou a independência dos fenômenos culturais com relação às condições geográficas e aos determinantes biológicos, afirmando que a dinâmica da cultura está na interação entre os indivíduos e sociedade.


Imagem cedida por Ambar.

Crianças yanomami habitantes do alto rio Orinoco, entre o estado brasileiro do Amazonas e a Venezuela. No Brasil os Yanomami somam 15 mil pessoas distribuídas em 255 aldeias relacionadas entre si em maior ou menor grau. Etnologia é a área da Antropologia em que são realizados os estudos sobre as questões étnicas.


Imagem cedida por (autor da imagem).

A antropóloga Margaret Mead nos anos de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. aquela época Mead era secretária executiva do comitê de hábitos alimentícios do Conselho Nacional de Investigação estadunidense. A partir de 1954 trabalhou como professora adjunta da Universidade de Columbia. Seguindo o exemplo de sua orientadora e amante Ruth Benedict, concentrou seus estudos em questões relacionadas a infância, personalidade e cultura. (Fonte: The Columbia Encyclopedia, Quinta edição, 1993.)


Imagem cedida por Mila Zinkova.

Bracelete Kula da Ilha Nabwageta, Papua Nova Guiné. Foi a partir da observação das cerimônias envolvendo a circulação dos objetos kula que o antropólogo Bronisław Malinowski compreendeu que o valor destes objetos reside justamente na continuidade da transmissão. A posse provisória fornece prestígio e renome. Neste bracelete Kula é possível ver os nomes das pessoas que o possuíram.


Imagem cedida por Nilfanion.

Pinturas rupestres de antigos bosquímanos no Zimbabwe. Em torno de figuras que dançam e carregam lanças, facas e flautas, a imagem de um grande tambor.


Imagem cedida por Finavon.

Mulheres da etnia Apatani durante a celebração de um casamento na vila de Hija, na localidade de Ziro, Arunachal Pradesh, Índia.


Imagem cedida por Mario Fuente Cid.

Coluna que sustenta a sombrilha de entrada do Museu Nacional de Antropologia na Cidade do México.


Imagem cedida por Tarek.

Crianças palestinas na cidade de Jenin em Julho de 2002.


Imagem cedida por Jurema Oliveira.
Fotografia de Mãe Aninha (Salvador, 13 de julho de 18691938) uma importante sacerdotisa do Candomblé. Ialorixá do Ilê Axé Opô Afonjá na Bahia de São Salvador, Brasil. O estudo das religiões de matriz africana constituem em uma das especializações do campo da Antropologia das Religiões.


Autoria da imagem de Curtis, Edward S.
Imagem de uma jovem Zuñi carregando um vaso de cerâmica sobre a cabeça. Os primeiros antropólogos estadunidenses se voltaram ao estudo das populações indígenas existentes no âmbito de seu território nacional comos os Zuñi, habitantes do Novo México.


Autoria da imagem de Fernando Vilas Boas
Sincretizando referenciais pagãos e cristãos, na região do Minho, norte de Portugal, durante a festa da Lavoira dos Cães, São Bartolomeu acorrenta o Diabo se solta para roubar a noiva.. O sincretismo é um fenômeno amplamente estudado pela Antropologia das Religiões. Pode-se afirmar que todas as religiões são sincréticas.


Autoria de J.P.

O sertanista Orlando Villas Boas posa para uma foto ao lado de um índio Txicão.

Adicionando novas imagens[editar código-fonte]

Para inserir novas imagens é necessário realizar três procedimentos.

1. Crie um box acima com os seguintes comandos sendo # substituído pelo número equivalente:

{{Portal:Antropologia/cabeçalho|''[[/#|<font color="white">(Numeração cardinal) 
imagem</font>]]''|Portal:Antropologia/Acervo de imagens/#}}
{{Portal:Antropologia/Acervo de imagens/#}}
{{Portal:Rodapé|}}

2. Em seguida entrar em Portal:Antropologia/Imagem selecionada/#. E colocar o conteúdo conforme o modelo:

<br>
[[image:(nome da imagem)|center|400px]] 
<small><small><center><i>Imagem cedida por (autor da imagem).</center></small></small></i> 

(Texto breve relacionado a imagem)

3. Por fim basta alterar o código do Portal principal na parte referente às imagens selecionadas, mais especificamente no número de itens a serem randomizados.

{{Portal:Antropologia/cabeçalho|''Imagem selecionada''|Portal:Antropologia/Acervo de imagens/{{ #expr: {{Rand|#}} + 1 }}|}}
{{Portal:Antropologia/Acervo de imagens/{{ #expr: {{Rand|#}} + 1 }}|}}
<div align="right" style="font-size:95%; padding:0px;">
<b>[[Portal:Antropologia/Acervo de imagens|Acervo de imagens]]</b></div>
{{Portal:Rodapé|}}</nowiki>