Portal:Arquitetura e urbanismo/Artigo bom/Arquivo/Catedral de São Sebastião (Coronel Fabriciano)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fachada e lateral da Catedral São Sebastião

A co-catedral São Sebastião é um templo religioso católico localizado no município brasileiro de Coronel Fabriciano, no interior do estado de Minas Gerais. Foi inaugurada em 1993 e representa desde então o título de cossede da Diocese de Itabira-Fabriciano, tendo sido construída como alternativa às lotações da Igreja Matriz da cidade, devido à crescente quantidade de frequentadores das atividades da Paróquia São Sebastião, de manutenção responsabilizada pela Congregação dos Missionários Redentoristas.

Sua arquitetura, em estilo contemporâneo, foi inspirada na Catedral de Tóquio; esta, por sua vez, baseada em tendas que serviam como santuários móveis no deserto descritas na passagem bíblica de Êxodo (26:14). Constitui-se um dos principais atrativos do município de Coronel Fabriciano e conta com capacidade para comportar um total de 1 200 pessoas.

História
A construção da atual Catedral São Sebastião foi iniciada em fevereiro de 1987 e vinha sendo especulada devido às lotações da Igreja Matriz São Sebastião — esta inaugurada em 1949 —, devido à crescente quantidade de frequentadores das atividades da Paróquia São Sebastião. Em 1974, as celebrações religiosas que tinham expectativa de maior público passaram a ser realizadas no Salão Paroquial São José, situado em frente à Matriz.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter