Portal:Aviação/Artigo em Destaque/Arquivo/Comando da Área Ocidental da RAAF

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O comodoro Hely coordenou o apoio da RAAF para o teste atómico britânico realizado em Montebello, na Austrália Ocidental, em Outubro de 1952

O Comando da Área Ocidental foi um de vários comandos geográficos criados pela Real Força Aérea Australiana (RAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Foi formado em Janeiro de 1941 e controlava as unidades da RAAF localizadas na Austrália Ocidental. Com quartel-general em Perth, era responsável pela defesa aérea, reconhecimento aéreo e pela protecção das rotas marítimas adjacentes. As suas aeronaves realizaram operações anti-submarino durante a guerra e atacaram alvos nas Índias Orientais Holandesas durante a campanha de Bornéu em 1945.

O Comando da Área continuou a operar após a guerra, contudo os seus activos materiais e humanos foram muito reduzidos. Em Fevereiro de 1954 as suas responsabilidades foram incorporadas pelos novos comandos funcionais da RAAF: o Home Command, o Comando de Treino e o Comando de Manutenção. O quartel-general do Comando da Área Ocidental foi dissolvido em Novembro de 1956.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter