Portal:Aviação/Artigo em Destaque/Arquivo/James Rowland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rowland (à direita) na sua visita a Kimpo, Coreia do Sul, em abril de 1953, com um piloto do Esquadrão N.º 77

Sir James Anthony (Jim) Rowland (1 de novembro de 192227 de maio de 1999) foi um militar e marechal do ar da Real Força Aérea Australiana (RAAF), servindo como Chefe do Estado-Maior (CAS) da Força Aérea de 1975 a 1979. Ele ocupou o cargo de governador de Nova Gales do Sul de 1981 a 1989 e foi chanceler da Universidade de Sydney de 1990 a 1991.

Nascido na zona rural de Nova Gales do Sul, Rowland interrompeu os seus estudos de engenharia aeronáutica na Universidade de Sydney para ingressar na RAAF em 1942. Ele foi enviado para a Grã-Bretanha e serviu como piloto de bombardeiros com os Pathfinders na guerra aérea sobre a Europa, sendo condecorado com a Cruz de Voo Distinto em 1944. No ano seguinte, ele foi forçado a saltar da sua aeronave sobre a Alemanha após uma colisão com outra aeronave aliada, e passou o resto da guerra como prisioneiro.

Após a repatriação e desmobilização, Rowland obteve o seu diploma de engenharia e voltou para a RAAF. Ele tornou-se um piloto de testes, servindo e mais tarde comandando a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Aeronaves na década de 1950, sendo também um oficial sénior de engenharia, estando intimamente envolvido nos preparativos para a entrega à Austrália do caça supersónico Dassault Mirage III na década de 1960. Em 1972 ele foi promovido a vice-marechal do ar e tornou-se Membro do Ar para Serviços Técnicos, mantendo este cargo até à sua elevação a marechal do ar e nomeação como CAS em março de 1975. Ele foi o primeiro oficial de engenharia a liderar a RAAF e o primeiro homem a comandá-la pessoalmente num sentido legal, após a abolição do Australian Air Board em 1976. Cavaleiro em 1977, Rowland aposentou-se da força aérea em 1979 e tornou-se governador de Nova Gales do Sul em janeiro de 1981. Mais tarde, foi nomeado Companheiro da Ordem da Austrália, em 1987. Aposentando-se do cargo de governador em 1989, ele ocupou um lugar em vários conselhos, bem como a Chancelaria da Universidade de Sydney.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter