Portal:Brunei/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Brunei, oficialmente Estado do Brunei Darussalam ou Estado do Brunei Darussalã (em malaio برني دارسلام), é um pequeno sultanato localizado no sudeste asiático, na costa norte da ilha do Bornéu. Está dividido em dois territórios separados, embora muito próximos, apenas pela Baía do Brunei, ambos com costa a norte, aberto e limitado pelo mar da china meridional e rodeados pelos restantes lados por um território pertencente à Malásia, é completamente cercada pelo estado de Sarawak, na Malásia, e é separada em duas partes pelo distrito de Sarawak Limbang. É o único estado totalmente soberano na ilha de Bornéu, com o restante da ilha pertencente à Malásia e Indonésia. O território de Brunei abrange 5 765 quilômetros quadrados, possuindo como maior cidade e capital Bandar Seri Begawan. Está dividido em quatro subdivisões principais: Belait, Brunei e Muara, Temburong e Tutong, essas subdivisões são as regiões mais importantes do país.

Brunei foi colônia britânica, somente em 1977 foi obtida a independência do país, no entanto, sua oficialização ocorreu somente no dia 1º de janeiro de 1984. O processo de independência foi complicado, pois os britânicos exploravam desde 1929 as grandes reservas de petróleo e gás natural existentes na colônia, não querendo abdicar dessa riqueza mineral.

A principal atividade econômica desenvolvida em Brunei é a exploração dos recursos minerais, tendo o petróleo e o gás natural como os principais produtos de exportação. A exploração de grandes reservas de petróleo e gás natural garante ao país uma das maiores rendas per capita da Ásia.

Brunei tem o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano entre as nações do Sudeste Asiático depois de Singapura, e é classificado como um país desenvolvido. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Brunei é classificado em 5 º no mundo em produto interno bruto per capita em paridade de poder aquisitivo. A revista Forbes também classificou Brunei como a quinta nação mais rica entre 182 nações, devido à sua extensa área de petróleo e de gás natural.