Portal:Cabo Verde/Selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cesária Évora (Mindelo, 27 de agosto de 1941), também conhecida como A Diva dos Pés Descalços, é a cantora cabo-verdiana de maior reconhecimento internacional de sempre. O género musical com o qual mais se relaciona é a morna, por isso também é apelidada de Rainha da Morna.

Cize, como é conhecida pelos amigos, nasceu na ilha de São Vicente, filha de um músico amador que tocava cavaquinho, violão e violino. Em criança cantava aos domingos na praça principal da sua cidade acompanhada por seu irmão Lela no saxofone. A sua vida está intrinsecamente ligada ao bairro do Lombo, onde cantou com compositores como Gregório Gonçalves. Aos 16 anos começou a cantar mornas e coladeras em bares e hotéis e, aos 20 anos, animava das festas da empresa de pesca Congelo, onde trabalhava. Após a independência do arquipélago, frustrada por questões pessoais e financeiras, Cesária desiste de cantar e luta contra o alcoolismo.

Dez anos mais tarde, é convidada por Bana para fazer alguns espetáculos em Portugal e daí vai para Paris onde grava, em 1988, o seu primeiro álbum, "La diva aux pied nus" (a diva de pés descalços). Aclamado pela crítica, este álbum abre caminho a outro, em 1992, "Miss Perfumado". Cesária Évora torna-se uma estrela internacional aos 47 anos de idade.

Em 2004 conquistou um Grammy de melhor álbum de world music e, em 2007, o presidente francês Jacques Chirac distinguiu-a com a medalha da Legião de Honra de França.