Portal:Canárias/Artigo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A erupção vulcânica de La Palma de 2021 iniciou-se às 14h12 (UTC) de 19 de setembro de 2021 na dorsal do Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, Espanha. Esta é a última erupção na ilha depois do surgimento do vulcão Teneguía, em 1971, e a última produzida no arquipélago canário desde a erupção submarina de El Hierro de 2011. A erupção originou um novo vulcão que, embora já tenha sido designado por algumas fontes como Cabeza de Vaca, seguindo a designação do pinhal onde teve início a erupção, continua sem designação oficial.

O bairro de Todoque foi especialmente afetado, como centro urbano soterrado pelo avanço de uma escoada de lava, a 26 de setembro, incluindo a igreja de São Pio X. A escoada de lava principal atingiu o mar na noite de 28 de setembro, num arrife e praia da costa de Tazacorte, a oeste da montanha de Todoque, formando um delta lávico, e dando origem a uma fajã de mais 500 metros de largo e 24 de profundidade, em contínuo crescimento direções sul e oeste sobre o Oceano Atlântico.

A 1 de outubro ocorriam erupções do tipo estromboliano e do tipo havaiano em sete bocas do cone vulcânico, com escoadas mais rápidas e fluídas. O número de desalojados era de 6.000, com 1005 edifícios destruídos, e 709 hectares cobertos pelas escoadas de lava. Desde o início da erupção, e até 29 de setembro, haviam sido emitidas 10.757 toneladas de gases. Até 1 de outubro, 13º dia de erupção, o vulcão havia expelido 80 milhões de metros cúbicos de magma, o dobro do Teneguía, em 1971, num terço do tempo. Ler mais...