Portal:Chade/Artigo selecionado/2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mapa do Lago Chade e arredores em 1973, incluindo muitos locais que foram alvo de insurgentes no final de 2018 e início de 2019.
Mapa do Lago Chade e arredores em 1973, incluindo muitos locais que foram alvo de insurgentes no final de 2018 e início de 2019.

Campanha da Bacia do Chade de 2018-2020 foi uma série de batalhas e ofensivas no sul da Bacia do Chade, particularmente no nordeste da Nigéria, que ocorreram em meio à insurgência jihadista na Nigéria. A Bacia do Chade testemunhou um aumento de atividades insurgentes desde o início de novembro de 2018, quando rebeldes pertencentes ao Estado Islâmico na África Ocidental (EIAF) e ao Boko Haram lançaram ofensivas e várias incursões para recuperar a força militar e tomar território em uma tentativa renovada de estabelecer um Estado islâmico na região. Esses ataques, especialmente os do Estado Islâmico na África Ocidental, tiveram um sucesso considerável e resultaram no deslocamento de centenas de milhares de civis. Os países membros da Força-Tarefa Conjunta Multinacional, nomeadamente Nigéria, Níger, Chade e Camarões, responderam ao aumento da atividade insurgente com contra-ofensivas. Essas operações repeliram os rebeldes em muitas áreas, mas não conseguiram conter completamente a insurgência.