Portal:Grande Porto/Artigo seleccionado/5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Interior do Majestic

O Café Majestic é um local ligado à história do Porto, não só pela ambiência cultural que o envolve, nomeadamente a tradição do café tertúlia, como também pela sua arquitectura de identidade Arte Nova.

Inaugurado a 17 de Dezembro de 1921 com o nome de "Elite", o café, situado no n.º 112 da Rua de Santa Catarina, esteve desde logo associado a uma certa frequência das pessoas distintas da época. Um dos que estiveram presentes na inauguração foi o piloto aviador Gago Coutinho. No ano seguinte o nome mudaria de Elite para Majestic.

Frequentaram o café nomes como Teixeira de Pascoaes, José Régio, António Nobre, o filósofo Leonardo Coimbra. Mais tarde tornou-se lugar assíduo para os estudantes e professores da Escola de Belas Artes do Porto.

Uma das conhecidas tertúlias que o animaram era constituída pelo escultor José Rodrigues e pelos pintores Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro. Este grupo adoptaria, devido à classificação final do curso, o irónico nome de "Os quatro vintes", e manter-se-ia unido numa série de exposições no Porto, em Lisboa e em Paris no período 1968-1971.

Hoje em dia o Majestic continua a ser animado com recitais de poesia, concertos de piano, exposições de pintura, lançamentos de livros e a realização de algumas cenas para filmes nacionais ou estrangeiros.