Portal:Lusofonia/Banco de destaques/12

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Timor-Leste.
Bandeira de Timor-Leste.
Localização.
Localização.

Timor-Leste é um país asiático que ocupa a parte oriental da ilha de Timor, incluindo também o enclave de Oecusse, a ilha de Ataúro e o ilhéu de Jaco. As únicas fronteiras terrestres que o país têm ligam-no à Indonésia, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no mar de Timor, a sul. A capital do país é Díli, situada na costa norte. Timor-Leste é um país muito montanhoso e tem um clima tropical, com duas estações anuais determinadas pelo regime das monções.

Habitada desde há cerca de catorze mil anos, o primeiro contacto que teve com os europeus foi com os portugueses que lá chegaram em 1512, em busca do sândalo. Em 1975 Timor-Leste tornou-se independente de Portugal, mas foi imediatamente invadido pela Indonésia que anexou o território. No entanto, esta anexação contou com uma forte oposição, calculando-se que cerca de um terço da população tenha perecido às mãos das tropas ocupantes e dos seus colaboradores. Carlos Filipe Ximenes Belo e José Ramos-Horta, duas figuras maiores de Timor-Leste, foram galardoados com o Prémio Nobel da Paz em 1996. Após quase vinte e cinco anos da heroica resistência contra a ocupação, em 1999 o povo timorense teve a oportunidade de expressar a sua vontade num referendo organizado pela Organização das Nações Unidas, tendo cerca de 80% votado pela independência. A independência foi recuperada a 20 de maio de 2002 e o líder histórico Xanana Gusmão tornou-se o primeiro presidente eleito.

O país beneficia da ajuda internacional e tem vastas jazidas de petróleo e gás natural no chamado Timor Gap que começam a ser exploradas. No entanto, Timor-Leste continua a ser um dos países mais pobres do mundo, passando por sucessivos períodos de forte instabilidade política e social.

Timor-Leste conta com dezasseis línguas nacionais, entre as quais o tétum que também é língua oficial. O segundo idioma oficial é o português, compreendido por 25% dos timorenses. Devido à recente ocupação indonésia, grande parte da população compreende também a língua indonésia.