Portal:Lusofonia/Banco de destaques/3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira de Cabo Verde.
Bandeira de Cabo Verde.
Localização.
Localização.

Cabo Verde é um país africano, constituído por um arquipélago de origem vulcânica de dez ilhas. Está localizado no oceano Atlântico, a 640 quilómetros a oeste da capital senegalesa, Dacar, e do cabo que lhe dá o nome.

Uma antiga província ultramarina portuguesa, as primeiras ilhas do arquipélago foram descobertas em 1456 por Diogo Gomes e Alvise Cadamosto e as seguintes em 1461 por Diogo Gomes e António da Noli. Cabo Verde alcançou a independência a 5 de julho de 1975, sendo uma república parlamentarista multipartidária desde 1990.

Na ilha de Santiago, a maior do arquipélago, os portugueses construíram a primeira cidade fora da Europa, Ribeira Grande de Santiago, hoje chamada Cidade Velha, que se tornou muito importante no comércio de escravos. A posição estratégica das ilhas, nas rotas que ligavam Portugal ao Brasil e ao resto de África, tornou-as num entreposto comercial e de aprovisionamento, criando também uma sociedade caracterizada pela miscigenação dos elementos europeus e africanos. O povo cabo-verdiano é conhecido pela sua musicalidade, tendo desenvolvido diversos géneros próprios, como a morna, o funaná e a coladeira. As ilhas de Cabo Verde têm poucos recursos naturais e a agricultura é muito limitada pela falta de chuvas regulares. No entanto, as remessas dos emigrantes cabo-verdianos espalhados pelo mundo, a par das receitas do turismo, ajudaram o país a integrar-se na lista das nações com um Índice de Desenvolvimento Humano médio.

Na atualidade, a par da língua portuguesa, é amplamente usado o crioulo cabo-verdiano, no processo da normalização com vista a uma possível adoção como segunda língua oficial.