Portal:República Centro-Africana/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira da República Centro-Africana
Bandeira da República Centro-Africana
Brasão da República Centro-Africana
Brasão da República Centro-Africana

República Centro-Africana (em francês: République centrafricaine, pronunciada(o) [ʀepyblik sɑ̃tʀafʀikɛn], ou Centrafrique [sɑ̃tʀafʀik]; Sango Ködörösêse tî Bêafrîka) é um país sem costa marítima situado na África Central. Faz fronteira com o Chade ao norte, com o Sudão a leste, com a República Democrática do Congo e a República do Congo ao sul, e com os Camarões no oeste. A República Centro-Africana abrange uma área de quase 623.000 km² e tem uma população estimada de cerca de 4,4 milhões de acordo em 2008. Bangui é a capital.

A maior parte da República Centro-Africana consiste nas savanas sudano-guineenses, mas também inclui uma zona sahelo-sudanesa no norte e uma zona de floresta equatorial no sul. Dois terços do país situa-se nas bacias do rio Ubangi, que flui para o sul no rio Congo, enquanto a terça parte restante encontra-se na bacia do rio Chari, que flui para o norte no Lago Chade.

Dado que a maioria do território localiza-se nas bacias dos rios Ubangi e Shari, a França chamou a colônia que criou nesta região de Ubangui-Chari, ou Oubangui-Chari em francês. Tornou-se um território semi-autônomo da Comunidade Francesa em 1958 e, em seguida, um país independente em 13 de agosto de 1960. Por mais de três décadas após a independência, o pais foi governado por presidentes que não foram escolhidos em eleições democráticas multipartidárias ou tomaram o poder pela força. O descontentamento local com este sistema acabou por ser reforçado pela pressão internacional, após o fim da Guerra Fria.