Portal:Segunda Guerra Mundial/Artigo destacado/3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana de Pearl Harbor, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941.

O ataque surpresa em Pearl Harbor, Oahu, Havai, foi executado contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos e a suas forças de defesas, o corpo aéreo do Exército, e a força aérea da Marinha. O ataque danificou ou destruiu 11 navios de guerra, 188 aviões, e matou 2403 militares americanos e 68 civis.

O Almirante Yamamoto Isoroku planeou o ataque, comandado pelo Vice-almirante Chuichi Nagumo, que perdeu 64 pilotos, como o início da campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial. Três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em 6 meses a 1 ano, reconstruir a frota. O ataque ficou conhecido como Bombardeamento de Pearl Harbor e Batalha de Pearl Harbor, mas o nome mais comum é Ataque a Pearl Harbor ou simplesmente Pearl Harbor